IJCA e Alura com foco na inclusão digital 

28

Com foco em promover a inclusão digital para jovens periféricos da região metropolitana Leste Fluminense, o Instituto JCA e a Alura iniciaram uma parceria na formação do curso Trilha Tecnológica. A proposta da parceria é capacitar os jovens no uso eficaz de ferramentas de produtividade e fomentar a importância da inclusão digital como ferramenta para a inserção social. 

“Com a parceria da Alura, esperamos alcançar o interesse dos jovens por novas carreiras profissionais que estão despontando com o avanço tecnológico e proporcionar o empoderamento digital daqueles que não possuem qualquer conhecimento ou acesso às novas tecnologias”, completou Fernanda Figueiredo.

A formação foi idealizada para ampliar as possibilidades de inserção de jovens no mercado de trabalho, tornando acessível ferramentas muito importantes para o mundo do trabalho e que nem sempre eles têm a oportunidade de conhecer. Foi o caso de Rubem de Nunes, 20 anos, morador do Pacheco,São Gonçalo, que nunca havia entrado em contato com as ferramentas. “Eu precisava dessa formação porque eu já queria aprender mais sobre tecnologia e informática mas eu não sabia como ter esse aprendizado. E nesta formação estou aprendendo e conhecendo algumas ferramentas que vejo que são essenciais para o dia a dia pessoal”, contou o jovem.

Por outro lado, a capacitação também permite ao estudante que já possui contato com essas ferramentas ampliar suas habilidades digitais e proporcionar caminhos alternativos de aprendizado e qualificação profissional. O aluno Bruno Guilherme, 20 anos, estudante de Educação Física, ingressou na formação após receber um feedback positivo sobre o curso.” Eu já havia feito outra formação nessa área de informática e vejo o quanto ganhar conhecimento em uma área que hoje ela é muito pedida pode agregar muitas coisas tanto para minha vida pessoal e tanto para minha vida no mercado de trabalho”, compartilhou o aluno.

Empoderamento Digital

A parceria com a Alura, surgiu a partir da 4ª Chamada Alura para Parcerias Sociais, no qual, o Instituto foi uma das quatro organizações selecionadas para aplicar a metodologia de aulas Alura. A formação acompanha 30 alunos durante dois meses, em uma trilha formativa sobre noções básicas da informática, uso do sistema operacional Windows, navegação na internet e Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint). 

Neste curso, espera-se preparar os futuros profissionais, garantindo que não fiquem à margem das transformações tecnológicas e possam adquirir habilidades digitais que sejam um diferencial no mercado de trabalho. “Queremos promover aos jovens periféricos a possibilidade de alçar novos voos. Percebemos uma aceleração no crescimento do setor de tecnologia e,ao mesmo tempo, muitos jovens utilizam as ferramentas tecnológicas só para entretenimento quando há uma gama de oportunidades por trás desse consumo.”, explicou a assessora pedagógica Fernanda Figueiredo.

Compartilhe

Posts Relacionados

Confira o resultado final do processo seletivo para cursos remotos (ensino à distância)

Atenção! Saiu o resultado do Processo Seletivo para cursosremotos em Administração de Materiais e Técnicas de Atendimento do programa Oficina...

Conexão IJCA e Alemanha

Oceanógrafa, mestre em geociências e recém empreendedora, Francielly Monteiro viu na educação a porta para alcançar seus objetivos. A jovem,...

IJCA leva Guia Acesso e Permanências para escolas e pré-vestibulares

No ano em que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), registra mais de cinco milhões de inscrições – o...