IJCA em São Paulo: Gira de Empreendedorismo e Autogestão

Gira empreendedorismo site

Em São Paulo, o Instituto JCA apoia e desenvolve projetos de arte, cultura e educação que aliam ações de mobilidade com a apropriação dos territórios e espaços culturais. Uma das iniciativas das quais o Instituto atua como parceria estratégica é o Projeto Gira de Empreendedorismo e Autogestão, que tem como objetivo fomentar artistas e coletivos do Parque Vila Maria e região a atuarem em seus territórios promovendo a conexão entre o fazer artístico e o empreendedorismo. O Gira conta com o patrocínio da Viação Cometa via Proac-SP, parceria estratégica do IJCA e produção e realização da Banca e Aymberê Produções Artísticas.

Para Wilson Vasconcelos, analista de projetos do IJCA, o foco no território amplia a importância da iniciativa. “O projeto possui uma grande relevância para o Parque Vila Maria e região, pois tem como propósito incentivar e fortalecer artistas e coletivos locais, promovendo a interseção entre a expressão artística e o empreendedorismo. Ao fazer isso, o projeto contribui de diversas maneiras, tais como o crescimento da cena artística local, o estímulo à economia local, e a identidade e coesão comunitária”, explica.

A primeira etapa do projeto foi a realização do Seminário Cultura, Música e Empreendedorismo, no dia 28 de julho, na Casa Vila Guilherme. A ação reuniu mais de 80 jovens artistas, coletivos culturais e empreendedores em um espaço de aprendizado e colaboração com discussões sobre Negócios Culturais de Periferia. “Foi um dia de missão cumprida porque conseguimos trazer essa pauta, essa sementinha da provocação sobre a autovalorização e autorreconhecimento do que a gente ama fazer e do que a gente gostaria de empreender no meio da nossa aptidão tanto ancestral, quanto empírica de quem é de Periferia. Deixar essa provocação para quem é do território para ele se reconhecer e reconhecer o seu potencial. Esse é o principal objetivo”, afirma Dj Bola, um dos criadores da A Banca.

Durante o seminário, foi lançado o edital para a participação na segunda etapa do projeto, o Encontro de Formação em Gestão e Empreendedorismo Cultural, um curso voltado para 30 coletivos artísticos do Parque Vila Maria e Região. Os selecionados irão participar de uma formação focada em Economia Criativa, onde serão discutidos temas relevantes para quem está empreendendo um negócio de cultura e arte da periferia.

Com o objetivo de apoiar, fomentar e incluir os coletivos contemplados na 2a Etapa de Encontros de Formação em Gestão e Empreendedorismo Cultural, será fornecido um apoio financeiro de R$1,600,00 (mil e seiscentos reais) para os 30 Coletivos Artísticos da Zona Norte selecionados. A previsão é que os encontros presenciais tenham início no dia 14 de setembro.  

Na terceira e última etapa, será realizado um Sarau de Encerramento no dia 26 de outubro. O evento contará com mesas temáticas e apresentações artísticas com espaço para os 30 artistas contemplados na etapa anterior poderem apresentar seus trabalhos.

Compartilhe

Posts Relacionados

Controladoria no terceiro setor

Confira o artigo de Ricardo Garcia, coordenador de planejamento financeiro do IJCA publicado na Revista Filantropia, que teve como tema...

Instituto JCA realiza 14ª Mostra de Trabalhos com turmas do Programa Oficina do Ensino

No dia 16 de agosto, a partir das 08h30, o Instituto JCA realiza presencialmente a 14ª Mostra de Trabalhos. A...

Novas experiências na área de Beleza e Empreendedorismo

Hellen Costa, 23 anos, é moradora do Morro do Céu,em Niterói, é mãe de João Guilherme (6 anos), Aylla Maryelle...