IJCA no Palco Impacto do Glocal Experience Rio

O programa Fortalecendo Trajetórias foi uma das iniciativas apresentadas no Palco Impacto, do Glocal Experience Rio, no dia 24 de novembro. Maysa Gil, gerente executiva do IJCA, conduziu a apresentação destacando o percurso do programa que tem como foco apoio e acompanhamento social e pedagógico para adolescentes e jovens. “O ijca é uma instituição que nasce com a missão de apoiar trajetórias juvenis através da educação, já são mais de 1.400 adolescentes e jovens impactados pelo Fortalecendo Trajetórias”, afirmou.

Além de explicar o funcionamento do programa, Maysa falou sobre o contexto da Educação no território de atuação do IJCA e contou sobre iniciativas empreendidas em parceria. “Os nossos esforços são para identificar demandas entre os jovens e na medida do possível, agir em favor dessas demandas. Entre 2016 e 2020, lideramos a iniciativa #TamoJunto, que tinha a participação de diversas organizações. Nosso foco era a ampliação de perspectivas e oportunidades educacionais para alunos do 9º ano, principalmente para motivá-los a continuar estudando”, explicou.

Outra iniciativa que nasceu no programa foi o Guia de Acesso e Permanência. “Em 2018, observamos que os jovens tinham as mesmas dúvidas e angústias sobre o acesso ao ensino superior, compilamos orientações em um e-book. Em 2022/2023, ampliamos e lançamos uma versão mais completa para apoiar os estudantes a entrarem e se manterem na universidade”, destacou.

Glocal Experience

A Glocal Experience, realizada entre 22 e 25 de novembro, na Marina da Glória, reuniu painéis, rodas de conversas e mais de 100 palestrantes com o objetivo de propor ideias, ações e soluções para o desenvolvimento sustentável e social do planeta. A plataforma de ideias, como é definida, visa promover junto a diversos atores da sociedade práticas para o cumprimento da Agenda 2030, baseadas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

“É bem importante para nós estar neste espaço, contar sobre a experiência e ouvir sobre outras experiências que estão pensando e agindo em prol do desenvolvimento sustentável, social e ambiental. E é ótimo ter a oportunidade de trazer nossa agenda, as construções feitas com parceiros locais, com escolas públicas e diversos outros atores do ecossistema sócio-educativo para uma atuação em desenvolvimento na esfera pública em Niterói, Itaboraí, São Gonçalo e Maricá”, afirmou Maysa Gil.

Compartilhe

Posts Relacionados

13ª Mostra de Trabalhos - Habilidades Jovens

Confira a publicação do IJCA sobre a 13ª Mostra de Trabalhos que teve como tema “Habilidades dos Jovens”. O material...

 Instituto JCA presente na posse do Comitê de Participação Adolescente no CEDCA/RJ

Em Assembléia Extraordinária, adolescentes do Comitê de Participação Adolescente (CPA), tomaram posse no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e...

Nova Lei de Cotas

Em um país com altos índices de desigualdade social, a Política de Cotas foi implementada em 2012 como um dos...