IJCA no Palco Impacto do Glocal Experience Rio

O programa Fortalecendo Trajetórias foi uma das iniciativas apresentadas no Palco Impacto, do Glocal Experience Rio, no dia 24 de novembro. Maysa Gil, gerente executiva do IJCA, conduziu a apresentação destacando o percurso do programa que tem como foco apoio e acompanhamento social e pedagógico para adolescentes e jovens. “O ijca é uma instituição que nasce com a missão de apoiar trajetórias juvenis através da educação, já são mais de 1.400 adolescentes e jovens impactados pelo Fortalecendo Trajetórias”, afirmou.

Além de explicar o funcionamento do programa, Maysa falou sobre o contexto da Educação no território de atuação do IJCA e contou sobre iniciativas empreendidas em parceria. “Os nossos esforços são para identificar demandas entre os jovens e na medida do possível, agir em favor dessas demandas. Entre 2016 e 2020, lideramos a iniciativa #TamoJunto, que tinha a participação de diversas organizações. Nosso foco era a ampliação de perspectivas e oportunidades educacionais para alunos do 9º ano, principalmente para motivá-los a continuar estudando”, explicou.

Outra iniciativa que nasceu no programa foi o Guia de Acesso e Permanência. “Em 2018, observamos que os jovens tinham as mesmas dúvidas e angústias sobre o acesso ao ensino superior, compilamos orientações em um e-book. Em 2022/2023, ampliamos e lançamos uma versão mais completa para apoiar os estudantes a entrarem e se manterem na universidade”, destacou.

Glocal Experience

A Glocal Experience, realizada entre 22 e 25 de novembro, na Marina da Glória, reuniu painéis, rodas de conversas e mais de 100 palestrantes com o objetivo de propor ideias, ações e soluções para o desenvolvimento sustentável e social do planeta. A plataforma de ideias, como é definida, visa promover junto a diversos atores da sociedade práticas para o cumprimento da Agenda 2030, baseadas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

“É bem importante para nós estar neste espaço, contar sobre a experiência e ouvir sobre outras experiências que estão pensando e agindo em prol do desenvolvimento sustentável, social e ambiental. E é ótimo ter a oportunidade de trazer nossa agenda, as construções feitas com parceiros locais, com escolas públicas e diversos outros atores do ecossistema sócio-educativo para uma atuação em desenvolvimento na esfera pública em Niterói, Itaboraí, São Gonçalo e Maricá”, afirmou Maysa Gil.

Compartilhe

Posts Relacionados

Inscrições abertas para o Programa Fortalecendo Trajetórias 2024

Estão abertas de 01 a 21 de abril as inscrições para a 1ª fase do Programa Fortalecendo Trajetórias. Ao todo,...

Fortalecendo Trajetórias: ampliando possibilidades de escolhas

Em 2024, o Fortalecendo Trajetórias tem o maior número de ingressantes  desde a sua criação. Sophia Sousa, 14 anos, é...

Rumo a Brasília

Ansiosa, feliz, grata. É com um misto de sentimentos e expectativas que Maria Eduarda Silva, 14 anos, se prepara para...