Pauta ESG na premiação Maiores e Melhores em distribuição de autopeças

Foto de Josiane Tavares

Maysa Gil, gerente executiva do Instituto JCA, apresentou o Oficina do Ensino, programa com foco em qualificação profissional, na 27ª edição do prêmio Maiores e Melhores em distribuição de autopeças. O evento reuniu, em São Paulo, nomes importantes do aftermarket automotivo e consagrou as empresas mais citadas por 500 varejistas de componentes automotivos para veículos leves de todo o País. A premiação é resultado de pesquisas realizadas pela After.Lab, a empresa de inteligência de mercado da NovoMeio Hub de Mídia com foco no mercado de manutenção veicular.

Maysa destacou as iniciativas de capacitação profissional que o IJCA executa desde a sua fundação. “Observando as desigualdades no acesso ao trabalho digno, nosso programa Oficina do Ensino oferta qualificação profissional e humana com foco em empregabilidade nas áreas de Manutenção Veicular, Logística, Atendimento ao cliente e, mais recentemente, em Tecnologia. O Instituto forma profissionais e cidadãos que têm a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho e serem provedores de suas vidas”, afirma.

O programa Oficina do Ensino oferta formações na modalidade Cursos Livres, com mais de 400 horas que inclui aulas teóricas e práticas, visitas técnicas, pesquisas e projetos, projeto de vida e vivência profissional. No total, 80% dos jovens concluem a formação e todos eles passam por 100h de Vivência Profissional dentro de empresas parceiras do setor. E 60% ingressam no mundo do trabalho.

Pauta social

Maysa dividiu o palco com Luiza Serpa, fundadora do Instituto Phi. Ela apresentou a organização, que há 10 anos atua na conexão entre doadores e projetos sociais. “O Phi é uma organização intermediária que faz essa ponte entre a causa e os projetos. A gente monta todo o planejamento da doação e presta conta disso. Ainda precisamos minimizar no país essa ideia “falta de tempo” ou “não sei o que vão fazer com o meu dinheiro”. Tudo isso a gente consegue resolver em uma equação muito simples: montando um planejamento da doação, acompanhar, prestar contas e ver os resultados”, afirma.

Ricardo Cruz, diretor da NovoMeio Hub de Mídia, falou sobre a importância da pauta social e da vontade de inspirar novos comportamentos. “Nós trouxemos aqui um instituto que pode dar um suporte no engajamento social de cada uma das fábricas e distribuidoras porque tem uma grande experiência em trazer caminhos para esse papel e compromisso social de cada empresa seja assertivo e que o benefício chegue até a ponta. E o IJCA, tem um papel social e formacional ligado diretamente ao nosso mercado, que o que a gente mais quer, formar mão de obra”, destacou.

Compartilhe

Posts Relacionados

Confira o resultado final do processo seletivo para cursos remotos (ensino à distância)

Atenção! Saiu o resultado do Processo Seletivo para cursosremotos em Administração de Materiais e Técnicas de Atendimento do programa Oficina...

Conexão IJCA e Alemanha

Oceanógrafa, mestre em geociências e recém empreendedora, Francielly Monteiro viu na educação a porta para alcançar seus objetivos. A jovem,...

IJCA leva Guia Acesso e Permanências para escolas e pré-vestibulares

No ano em que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), registra mais de cinco milhões de inscrições – o...