Pauta ESG na premiação Maiores e Melhores em distribuição de autopeças

Maysa Gil, gerente executiva do Instituto JCA, apresentou o Oficina do Ensino, programa com foco em qualificação profissional, na 27ª edição do prêmio Maiores e Melhores em distribuição de autopeças. O evento reuniu, em São Paulo, nomes importantes do aftermarket automotivo e consagrou as empresas mais citadas por 500 varejistas de componentes automotivos para veículos leves de todo o País. A premiação é resultado de pesquisas realizadas pela After.Lab, a empresa de inteligência de mercado da NovoMeio Hub de Mídia com foco no mercado de manutenção veicular.

Maysa destacou as iniciativas de capacitação profissional que o IJCA executa desde a sua fundação. “Observando as desigualdades no acesso ao trabalho digno, nosso programa Oficina do Ensino oferta qualificação profissional e humana com foco em empregabilidade nas áreas de Manutenção Veicular, Logística, Atendimento ao cliente e, mais recentemente, em Tecnologia. O Instituto forma profissionais e cidadãos que têm a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho e serem provedores de suas vidas”, afirma.

O programa Oficina do Ensino oferta formações na modalidade Cursos Livres, com mais de 400 horas que inclui aulas teóricas e práticas, visitas técnicas, pesquisas e projetos, projeto de vida e vivência profissional. No total, 80% dos jovens concluem a formação e todos eles passam por 100h de Vivência Profissional dentro de empresas parceiras do setor. E 60% ingressam no mundo do trabalho.

Pauta social

Maysa dividiu o palco com Luiza Serpa, fundadora do Instituto Phi. Ela apresentou a organização, que há 10 anos atua na conexão entre doadores e projetos sociais. “O Phi é uma organização intermediária que faz essa ponte entre a causa e os projetos. A gente monta todo o planejamento da doação e presta conta disso. Ainda precisamos minimizar no país essa ideia “falta de tempo” ou “não sei o que vão fazer com o meu dinheiro”. Tudo isso a gente consegue resolver em uma equação muito simples: montando um planejamento da doação, acompanhar, prestar contas e ver os resultados”, afirma.

Ricardo Cruz, diretor da NovoMeio Hub de Mídia, falou sobre a importância da pauta social e da vontade de inspirar novos comportamentos. “Nós trouxemos aqui um instituto que pode dar um suporte no engajamento social de cada uma das fábricas e distribuidoras porque tem uma grande experiência em trazer caminhos para esse papel e compromisso social de cada empresa seja assertivo e que o benefício chegue até a ponta. E o IJCA, tem um papel social e formacional ligado diretamente ao nosso mercado, que o que a gente mais quer, formar mão de obra”, destacou.

Compartilhe

Posts Relacionados

13ª Mostra de Trabalhos - Habilidades Jovens

Confira a publicação do IJCA sobre a 13ª Mostra de Trabalhos que teve como tema “Habilidades dos Jovens”. O material...

 Instituto JCA presente na posse do Comitê de Participação Adolescente no CEDCA/RJ

Em Assembléia Extraordinária, adolescentes do Comitê de Participação Adolescente (CPA), tomaram posse no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e...

Nova Lei de Cotas

Em um país com altos índices de desigualdade social, a Política de Cotas foi implementada em 2012 como um dos...