IJCA realiza 3ª Pesquisa Sondagem com ex-alunos do Oficina do Ensino

Com o objetivo de traçar a trajetória dos estudantes que passaram pelo Instituto JCA entre os anos de 2017 e 2019, iniciou-se em outubro a 3ª edição da Pesquisa de Sondagem do programa Oficina do Ensino. Por meio de entrevistas por telefone e formulário eletrônico, a proposta é entender como se deu a inserção desses jovens no mundo do trabalho e dos estudos, além de compreender como a pandemia tem os afetado.

A pesquisa é realizada desde 2016, a cada dois anos. A sondagem de 2018 revelou que dos ex-alunos que passaram por formações profissionalizantes no IJCA entre 2014 e 2017, 80% eram oriundos de escolas públicas e conseguiram ingressar no mercado de trabalho; mais de 25% eram o principal representante de renda familiar. Desse total, mais de 50% estão inseridos no setor de transportes.

De acordo com Wilson Vasconcelos, analista de projetos do IJCA, o processo de ingresso dos jovens no mundo do trabalho envolve pontos particulares, que normalmente não são observadas da mesma maneira nas transições de outros grupos de trabalhadores. “As profundas mudanças que a economia no Brasil vem passando ao longo dos anos, em geral, mostram-se desfavoráveis à inclusão no mercado de trabalho particularmente aos jovens. Em razão da diminuta oferta de mão de obra, a juventude brasileira, sobretudo aquela oriunda das classes mais pobres encontra-se frente a condições desiguais de competição em relação aos adultos, tais como menor qualificação e experiência profissional”, explica.

No Brasil, a taxa de desemprego reportado pelo IBGE através da PNAD contínua para os jovens é 12,2%, duas vezes superior que a dos adultos 27,1% (1º semestre de 2020). Nesse sentido, é um desafio para o IJCA formular e desenvolver ações efetivas de enfrentamento a esse cenário. “O IJCA dedica-se para ampliar oportunidades para jovens entre 18 e 29 anos de idade, que concluíram o ensino fundamental (ou em curso), egressos das escolas públicas, sobretudo, dos municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá e adjacências. Os dados recolhidos em nossa pesquisa de sondagem nos apoiam a melhorar nossos processos e traçar novas estratégias para ampliar as oportunidades de formação para a juventude”, afirma Wilson. Os resultados da 3ª Pesquisa de Sondagem serão divulgados em novembro em nosso site e redes sociais.

Compartilhe

Posts Relacionados

Inscrições abertas para o Programa Fortalecendo Trajetórias 2024

Estão abertas de 01 a 21 de abril as inscrições para a 1ª fase do Programa Fortalecendo Trajetórias. Ao todo,...

Fortalecendo Trajetórias: ampliando possibilidades de escolhas

Em 2024, o Fortalecendo Trajetórias tem o maior número de ingressantes  desde a sua criação. Sophia Sousa, 14 anos, é...

Rumo a Brasília

Ansiosa, feliz, grata. É com um misto de sentimentos e expectativas que Maria Eduarda Silva, 14 anos, se prepara para...