Instituto JCA e IFRJ assinam Acordo de Cooperação Técnica

35

Com propósito de fortalecer as ações de permanência estudantil e ampliar o acesso da juventude periférica às instituições de ensino pública de qualidade, o Instituto JCA e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), celebraram a assinatura do Termo de Cooperação Técnica. O acordo foi celebrado pelo reitor do IFRJ, Rafael Almada,  a Gerente Executiva do IJCA, Maysa Gil e a conselheira diretora do IJCA, Márcia Vaz, no dia 29 de maio. O encontro também contou com a presença da direção e coordenação de extensão do IFRJ São Gonçalo, respectivamente, Gleyce Figueiredo, Rita de Cássia Rissi e Maíra Carrera, além de alunos e ex-alunos do IFRJ e Instituto JCA.

“Estamos muito felizes em receber os alunos que passam pelo Instituto, permanecem no IFRJ e vão seguir suas trajetórias acadêmicas e profissionais. É um momento de celebrar a oficialização dessa parceria que já tem muito êxito e já rendeu muitos frutos”, afirmou a Diretora de Pesquisa, Extensão e Assistência Estudantil, Rita de Cássia Rissi.

Dentre as açõe em conjunto, o acordo prevê a realização de visitas técnicas de alunos do IJCA ao IFRJ, projetos de pesquisa e extensão, cursos, oficinas e seminários, com foco na valorização e inclusão das pessoas com deficiência, diversidade etária, culturas indígenas e populares, relações étnico-raciais, relações de gênero, trabalhadores rurais e grupos em vulnerabilidade social.

O jovem Mateus Mello, 22 anos, que foi aluno do curso técnico em Química no IFRJ campus São Gonçalo e do Reforço Escolar do IJCA em 2016, acompanhou o momento de celebração.“Estar na oficialização desta parceria é muito gratificante por ver o quanto o IFRJ vem expandindo oportunidades e fazendo parceria com instituições como o IJCA que estão em busca da ampliação e democratização do acesso a uma educação de qualidade. É incrível”, destacou.

Parceria IJCA e IFRJ ao longo da história

O IJCA e o IFRJ campus São Gonçalo realizam atividades em conjunto desde 2016. Entre elas, a participação no movimento #TamoJunto9ºano que tinha como propósito articular ações em conjunto com foco em ampliar oportunidades educacionais de adolescentes que estão na transição do 9º ano do ensino fundamental para o ensino médio em escolas de qualidade. Atualmente, o Instituto JCA conta com 120 alunos(as) em conclusão do ensino fundamental cursando a etapa de Reforço Escolar e 74 alunos(as) do ensino médio em fase de acompanhamento pedagógico no Programa Fortalecendo Trajetórias. Desse total, 32 são estudantes do ensino médio técnico do IFRJ campi Niterói e São Gonçalo. 

“Nos últimos sete anos, nós fomentamos o ingresso de mais de 100 adolescentes e jovens de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí a esse instituto de qualidade. Celebramos o termo de Cooperação Técnica entre IJCA e IFRJ como um passo muito importante para as trocas e planos de um futuro ainda mais promissor para as juventudes”, declarou Maysa Gil, Gerente Executiva do Instituto JCA.

Compartilhe

Posts Relacionados

Confira o resultado final do processo seletivo para cursos remotos (ensino à distância)

Atenção! Saiu o resultado do Processo Seletivo para cursosremotos em Administração de Materiais e Técnicas de Atendimento do programa Oficina...

Conexão IJCA e Alemanha

Oceanógrafa, mestre em geociências e recém empreendedora, Francielly Monteiro viu na educação a porta para alcançar seus objetivos. A jovem,...

IJCA leva Guia Acesso e Permanências para escolas e pré-vestibulares

No ano em que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), registra mais de cinco milhões de inscrições – o...