IJCA em SP: esporte e transformação social

32

Crianças, adolescentes, famílias e representantes da Viação Cometa, Instituto JCA, Favorita Cultura e organizações locais estiveram na cerimônia de entrega dos uniformes e apresentação dos projetos “Educando para o Esporte ano X” e “Taekewondo Educação e Progresso Fase LX-Capital”, realizada no dia 22 de maio, no O Centro de Criança e Adolescente (CCA) Curuça, no Parque Novo Mundo. O evento, que recebeu mais de 100 pessoas, marcou uma nova etapa dos projetos que preveem beneficiar cerca de 240 crianças e jovens entre 7 e 17 anos. As aulas de capoeira e taekwondo acontecem semanalmente no CCA Curuça, no CCA Cidade Nova, Escola Estadual Heróis da Feb e Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Carneiro.

Entre os presentes estava Kauã Cardoso, 20 anos, ex-aluno do projeto e hoje professor de Taekwondo. O jovem vive no Parque Vila Maria e desde os 13 anos participa dos projetos de cultura e esporte ofertados no território em parceria com o Instituto JCA e Cometa. Ele será um dos educadores que atuará nas turmas que foram recepcionadas na cerimônia. “O evento foi bem bacana. Tivemos um ônibus da Viação Cometa que levou as crianças do CCA Cidade Nova, que é onde acontece o núcleo de capoeira para poder receber em uniforme e o do taekwondo a gente contou com a participação dos cinco alunos da Heróis da FEB e cinco alunos do EEMF Paulo Carneiro para poder fazer uma apresentação”, contou Kauã.

Atuação coletiva para a transformação

Para Edna de Souza Guimarães, gerente de serviço do CCA Curuça, iniciativas como essas são importantes para a comunidade em geral, estigmatizada pela violência e desigualdades sociais. Ela ressalta como o esporte proporciona algo diferente para as crianças e funciona como um instrumento de transformação social. “Por meio do Taekwondo, percebemos que nossas crianças e adolescentes têm levado os preceitos do respeito e disciplina muito a sério. Temos percebido que eles procuram resolver seus conflitos na base do diálogo. Alguns beneficiários têm melhorado seu comportamento durante as atividades desenvolvidas no CCA”, relata Edna.

Para que iniciativas como essa apoiem crianças e jovens no território, é preciso uma rede de atores sociais comprometidos com o desenvolvimento local. “Diante da complexidade dos desafios sociais, acreditamos que a colaboração entre diferentes atores é essencial para um presente e futuro com mais qualidade de vida e mobilidade social. O apoio estratégico do Instituto JCA, em conjunto com o patrocínio da Viação Cometa e a parceria das organizações do território tem sido fundamental para a continuidade das iniciativas esportivas que contribuem para o desenvolvimento individual e coletivo de crianças e jovens”, afirma Maysa Gil, gerente executiva do Instituto JCA.

Desde 2016, os projetos esportivos de capoeira e taekwondo já beneficiaram mais de 500 crianças e adolescentes da zona norte de São Paulo. A iniciativa é realizada pela Favorita Cultura e Esporte com o apoio da Federação de Taekwondo de São Paulo e patrocínio da Viação Cometa pelo Programa de Incentivo ao Esporte (PIE) via lei de incentivo São Paulo e apoio estratégico do Instituto JCA.

Compartilhe

Posts Relacionados

Confira o resultado final do processo seletivo para cursos remotos (ensino à distância)

Atenção! Saiu o resultado do Processo Seletivo para cursosremotos em Administração de Materiais e Técnicas de Atendimento do programa Oficina...

Conexão IJCA e Alemanha

Oceanógrafa, mestre em geociências e recém empreendedora, Francielly Monteiro viu na educação a porta para alcançar seus objetivos. A jovem,...

IJCA leva Guia Acesso e Permanências para escolas e pré-vestibulares

No ano em que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), registra mais de cinco milhões de inscrições – o...