Instituto JCA lança publicação na Bienal do Livro 2019

‘Fortalecendo Trajetórias: novos caminhos para jovens talentos’ é o título do livro lançado pelo IJCA no último sábado (7), no estande da Prefeitura de Niterói na Bienal do Livro, Rio de Janeiro. O penúltimo dia de Bienal teve um público recorde em 30 anos de feira e o lançamento não foi diferente: mais de 80 convidados, alunos, ex alunos, familiares e colaboradores do Instituto JCA lotaram o espaço e se emocionaram com a roda de conversa mediada pela escritora Ana Paula Lisboa. 

 

O Fortalecendo Trajetórias é um programa permanente de apoio e acompanhamento social pedagógico para jovens que se encontram em um momento crucial de suas vidas: a passagem pelo Ensino Médio e o ingresso na universidade. A publicação é um marco nos 14 anos de programa, pois apresenta ao público as histórias e metodologias que concretizam os desejos do Sr. Jelson da Costa Antunes, fundador do IJCA,  de trilhar caminhos pela educação. Therezinha Doin, coordenadora pedagógica do IJCA abriu a mesa falando sobre a importância de construir pontes para que os jovens transformem suas perspectivas educacionais. “O foco tem que ser o aluno. Ele precisa ser cuidado e compreendido para acreditar que é possível.Prezamos para que ele busque sua autonomia e caminhe por si mesmo”, afirmou.

Henrique Almeida, presidente do Conselho de Ex alunos, abordou a relação de continuidade e construção que os jovens que já fizeram parte do programa têm. Ele destacou que os alunos e ex alunos também formam o Instituto, organizando e abrindo diferentes diálogos que tornam o sucesso do programa possível. As jovens Brunna Carla, aluna do programa que atualmente cursa o 2° ano do ensino médio no Colégio Pedro II e Isabela Rodrigues, que concluiu o Fortalecendo em 2013  relataram suas superações durante o Acompanhamento do Ensino Médio e as mudanças estruturais que esse período causaram na vida delas e de suas famílias. ‘’Mais do que fortalecer, o programa me proporcionou construir uma trajetória. Hoje Sigo meu sonho de ser professora.’’ compartilha Isabela, ex aluna do programa e mestranda de Estudos Literários na UERJ.

 

‘’Sou grata pelas oportunidades que abracei. Tenho uma irmã mais velha que eu e depois que ingressei na faculdade ela se estimulou a fazer o mesmo. Estamos estudando juntas e vamos nos formar juntas. Decidimos que faremos uma festa de formatura especial para a nossa família.’’ salienta.

As famílias  são um dos pilares para o sucesso do Fortalecendo Trajetórias também participaram, Rodrigo Pereira, pai da ex aluna e hoje graduanda de biblioteconomia na UFF Evelyn, que ingressou na universidade após a filha ingressar no Colégio Pedro II e Marly, mãe do ex aluno Felipe e  do aluno Ramon, que hoje estuda no Pensi, uma de nossas escolas parceiras. ‘’Os dois me incentivaram muito para que eu voltasse a estudar. Estudei à noite para concluir o ensino médio, em seguida consegui passar para um concurso para trabalhar no município como agente comunitária. Já fiz o ENEM três vezes e não desistirei de ingressar em uma universidade.’’ destaca.

Desde sua implementação, em 2007, 80% dos alunos concluintes do 3º ano do ensino médio foram aprovados no vestibular nas áreas: Humanas, Exatas, Biológicas e Artes.  Além disso, nos últimos 2 anos, 100% dos alunos oriundos de escolas públicas do ensino médio ingressaram nas universidades. Para ter acesso a publicação na íntegra envie um e-mail para instituto@ijca.org.br

Compartilhe

Posts Relacionados

Inscrições abertas para o Programa Fortalecendo Trajetórias 2024

Estão abertas de 01 a 21 de abril as inscrições para a 1ª fase do Programa Fortalecendo Trajetórias. Ao todo,...

Fortalecendo Trajetórias: ampliando possibilidades de escolhas

Em 2024, o Fortalecendo Trajetórias tem o maior número de ingressantes  desde a sua criação. Sophia Sousa, 14 anos, é...

Rumo a Brasília

Ansiosa, feliz, grata. É com um misto de sentimentos e expectativas que Maria Eduarda Silva, 14 anos, se prepara para...