O Instituto JCA acredita no potencial transformador da juventude. Por isso, cria estratégias para que os jovens possam não só estudar, mas praticar e experimentar ações em que eles sejam os protagonistas dos processos educativos. “Além de incentivar e apoiar a formação de jovens lideranças, queremos fortalecer caminhos para que esses jovens tenham mais oportunidades, que possam sonhar e empreender seus próprios valores e projetos de vida”, afirma Maysa Gil, coordenadora executiva do IJCA.
Nesse sentido, o jovem é o elemento central em todas as etapas. “Para mim, protagonismo juvenil é a construção de uma educação colaborativa, onde se dá voz aos jovens, permitindo que tenham liberdade para se expressar e participar ativamente da prática educativa”, afirma Poliana Feitosa, 21 anos, estudante de Direito na UFF e ex-aluna do Fortalecendo Trajetórias. Para Henrique Almeida, designer e também ex-aluno do mesmo programa, estimular a participação ativa dos jovens gera sentimento de pertencimento e contribui com o desenvolvimento pessoal. “É importante porque faz com que o jovem se sinta responsável em refletir ou fazer qualquer atividade, isso acaba formando cidadãos mais engajados e predispostos. Além, é claro, de gerar mais engajamento”, explica.
Henrique faz parte do grupo de que criou o Conselho de Ex-alunos do IJCA. Hoje, como diretor, conta que o conselho surgiu justamente dessa necessidade de motivar o engajamento dos ex-alunos frente a determinadas iniciativas da organização. “Entendemos que os alunos mais velhos podem servir como norteadores de possibilidades para os mais novos, apontando os infinitos cenários possíveis de futuro e construindo junto uma potente rede entre ex-alunos e alunos do IJCA”, destaca.
Entre as atividades do Conselho está a organização do Se liga na Profissão, evento de orientação vocacional com foco no diálogo e partilha de trajetórias que foram vividas para além do IJCA. “Saem do Instituto universitários dos mais variados perfis, e nada mais interessante para os jovens (que estão naquela loucura toda sobre vestibular) trocarem ideias e acumularem vivências de pessoas com perfis muito próximos dos seus”, explica Henrique.
Diálogo aberto no dia a dia
Todas as turmas do programa Oficina do Ensino têm um personagem central quando se trata de diálogo. Os representantes de turma são escolhidos pelo grupo e tem a função de intermediar as necessidades da turma com o IJCA. Natalia Santos, 18 anos, representante da turma de Auxiliar de Operações Logísticas explica que entre as tarefas do cargo está a de manter em harmonia nas relações interpessoais entre os alunos, além de solucionar e evitar problemas. “Eu acho legal essa abertura que temos, dão visibilidade às nossas questões e anseios. Os próprios professores gostam de ouvir nossas avaliações. Essa experiência exige uma responsabilidade muito grande”, afirma.
Paloma Brito, 21 anos, aluna do curso de Auxiliar de Operações Logísticas salienta a importância da participação e comunicação ativa. Para ela, um grupo com muitas pessoas, qualquer erro de comunicação pode afetar consideravelmente todo um contexto. “Nós, jovens, temos visões diferentes e ter espaços em que as pessoas nos ouçam é fundamental. Aqui no Instituto JCA somos muito incentivados a participar, percebemos que a escuta da equipe de professores e funcionários é ativa. As pessoas nos ouvem, isso nos dá confiança de seguir em frente e tomar partido das coisas”, relata.
Poliana argumenta na mesma linha, lembrando a relevância desses espaços de atuação juvenil. “A participação ativa dos jovens é importante pois faz com que a gente se sinta parte do que está sendo proposto e não somente mais um número. Isso gera mais comprometimento, engajamento e interesse”, ressalta.
Para além dos muros
A participação ativa dos jovens também se dá em espaços extramuros. Alunos e ex-alunos do IJCA participam de eventos e atividades como voluntários. Mariany Pereira, 20 anos, ex-aluna do jovem aprendiz em Auxiliar Administrativo, conta que a experiência como voluntária contribui muito para a sua formação. “Eu sinto como se fosse uma roda, ao mesmo tempo que estou ajudando, eu também estou recebendo a ajuda. Ser voluntária contribui demais para o meu desenvolvimento, me vejo uma pessoa melhor, uma pessoa com mais empatia. Amo a troca de conhecimentos, conhecer gente, poder levar algo para outras pessoas também”, detalha.
Em breve, um novo projeto irá fortalecer esta frente de atuação e potencializar ainda mais a participação. O “Jovens multiplicadores” tem como objetivo fortalecer protagonismo juvenil através do desenvolvimento e implementação de atividades relacionadas aos temas educação e mercado de trabalho. “Esta iniciativa evidencia o protagonismo juvenil através de ações elaboradas por jovens para outros jovens. O estímulo à pesquisa, discussões conjunturais e participação em atividades de criação coletiva irá apoiá-los no desenvolvimento de suas próprias ideias que serão gerenciadas e executadas por eles”, explica Elen Alves, analista de projetos do IJCA. O projeto está na fase de seleção dos participantes e em breve conheceremos este grupo.