Para voar mais alto

Nosso ano começou com boas novidades. Somos uma das organizações selecionadas para participar do segundo ano do programa de capacitação para organizações não governamentais, o Ambev Pex Voa. Com mentorias e capacitações, o Voa é um programa de voluntariado da Ambev que busca apoiar organizações a melhorarem seus processos de gestão e seus resultados de impacto nas comunidades onde atuam. Em 2020, participamos da primeira fase do programa. “Estamos em busca de melhoria contínua na gestão para continuarmos a desenvolver ações que facilitem o acesso de jovens a escolas públicas e universidades e ofertar qualificação profissional com foco em empregabilidade e autodesenvolvimento”, pontua Wilson Vasconcelos, analista de projetos do IJCA.

Em 2021, além de avançar nos aprendizados sobre gestão, teremos certificações ao final do programa: o Selo Gestão e Confiança Ambev Voa e o Selo Doar. “A proposta é que as Ongs aprovadas para o segundo ano de programa mergulhem ainda mais fundo em Gestão. No PEX VOA, organizações sociais e mentores construirão um plano para conquistar o selo de gestão e confiança. O plano é feito com base no checklist do PEX e nos critérios do selo Doar”, explica Wilson.

No ano passado, o programa começou com a realização de diagnóstico e auto avaliação da organização. Em seguida, foram realizadas mentorias com profissionais da Ambev e a construção de um Canvas. “Após esse processo, nos lançamos ao desafio de estruturar uma ação de mobilização de recursos para ampliação de nossa atuação, principalmente nesse contexto em que a pandemia do novo coronavírus afeta diretamente os estudantes. Em 2020, conseguimos estruturar um plano de mobilização de Recursos consolidado para 2021, contudo, não atingimos a meta total de captação. Mesmo assim, foi um processo importante de aprendizado e amadurecimento desta frente, que nos apoiará na estruturação desta área para ampliar ainda mais as oportunidades para a juventude”, finaliza.

Compartilhe

Posts Relacionados

Inscrições abertas para o Programa Fortalecendo Trajetórias 2024

Estão abertas de 01 a 21 de abril as inscrições para a 1ª fase do Programa Fortalecendo Trajetórias. Ao todo,...

Fortalecendo Trajetórias: ampliando possibilidades de escolhas

Em 2024, o Fortalecendo Trajetórias tem o maior número de ingressantes  desde a sua criação. Sophia Sousa, 14 anos, é...

Rumo a Brasília

Ansiosa, feliz, grata. É com um misto de sentimentos e expectativas que Maria Eduarda Silva, 14 anos, se prepara para...