Parque das Artes Vila Maria: jovens em contato com arte

As jovens Gabriele Albuquerque, 17 anos e Eika Teodoro, 19, participaram de oficinas e lives do Rota da Cultura – Som, Cena e Corpo, que consiste em um ciclo de encontros reflexivos e criativos sobre as linguagens concerto, ópera, dança e teatro, mediados por educadores com experiência nos temas. As jovens se interessaram pelo projeto por perceberem a capacidade da arte criar pontes entre a realidade e o que queremos mudar nela. 

 Umas das atividades que a Gabriele participou foi o ‘Papo Sobre Ópera”, indicada por duas professoras. Ela destacou como aprendizagem que as sensações musicais e reconhecimento de cada instrumento foi de suma importância para uma nova concepção de arte.  “Existe um estágio da vida onde a realidade é insustentável, por isso, criamos a arte. A arte é expressão, a arte é forma de colocar para fora tudo o que nós somos. A arte é a personificação de nossas almas na forma mais pura. A mudança do mundo se daria caso as pessoas fossem menos robotizadas e aprendessem, de certa forma, a expressar o que sentem, transformando assim o universo que as cerca. A arte une, ela uniu, na Rota da Cultura, literários, músicos, pessoas que só queriam realmente saber do que se tratava. A arte visa características humanas que andam em falta ultimamente: empatia, alteridade, respeito e união”, destaca Gabriela.

 Através de uma mensagem recebida via WhatsApp, Eika conheceu o projeto e participou do ‘Papo Sobre Dança”. Foi nesta expressão de arte a linguagem que ela encontrou para se comunicar com o mundo através da arte, ou seja, uma possibilidade de expandir suas referências e percepções.  “Pretendo seguir com a dança, foi muito enriquecedor participar pois consegui conhecer trabalhos de grupos diferentes e formas diferentes de trabalhar com a dança. A arte traz uma nova possibilidade de ver o mundo, a dança por exemplo consegue mostrar para as pessoas um lugar mais divertido e animado somente com o mover do corpo”, afirma.

 O Rota da Cultura é realizado via ProAC ICMS com patrocínio da Viação Cometa, apoio estratégico do Instituto JCA, produção e criação da Aymberê Produções Artísticas e realização do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura e Economia Criativa.

O projeto integra uma iniciativa de arte e ação educativa chamada Parque das Artes Vila Maria, que desde 2016 realiza projetos elaborados especialmente para o Parque Vila Maria, bairro onde a Viação Cometa está situada há mais de 65 anos, além do apoio a outros projetos artístico-culturais.

Compartilhe

Posts Relacionados

Inscrições abertas para o Programa Fortalecendo Trajetórias 2024

Estão abertas de 01 a 21 de abril as inscrições para a 1ª fase do Programa Fortalecendo Trajetórias. Ao todo,...

Fortalecendo Trajetórias: ampliando possibilidades de escolhas

Em 2024, o Fortalecendo Trajetórias tem o maior número de ingressantes  desde a sua criação. Sophia Sousa, 14 anos, é...

Rumo a Brasília

Ansiosa, feliz, grata. É com um misto de sentimentos e expectativas que Maria Eduarda Silva, 14 anos, se prepara para...