Planejamento IJCA: O JOVEM NO CENTRO

Planejamento é um percurso. É assim que a equipe do Instituto JCA encara esse momento de traçar caminhos a serem percorridos em 2022. Como início no ano passado e ainda em andamento, os colaboradores do IJCA começaram esse movimento com workshops facilitados por Antônio Luiz de Paula e refletiram de forma coletiva sobre os desafios superados até então e, a partir daí, rascunhar as primeiras ideias sobre os próximos passos, mantendo a perspectiva de ter o jovem no centro das ações.

O ciclo 2020-2021 foi marcado pelas necessidades de adaptações e resiliência devido à pandemia. “A equipe encarou o desafio de continuar desenvolvendo atividades voltadas para os jovens e suas famílias de forma remota. Muitos dos processos de trabalho foram reformulados e um dos pontos que permitiu que tudo funcionasse foi a sinergia da equipe. Buscamos por atividades e ferramentas novas para solucionar os desafios trazidos pela pandemia e conseguimos fazer as adaptações necessárias para operar no ambiente digital”, afirma Maysa Gil, coordenadora executiva do IJCA.

 Desde as primeiras experiências com projetos pilotos no ambiente virtual, passando por capacitações técnicas da equipe e chegando a ofertas de formações com qualidade no ambiente virtual, foram muitos os aprendizados e amadurecimentos. Novas ferramentas foram incorporadas ao dia a dia de trabalho, como WhatsApp e Google WorkSpace e a criatividade esteve presente para driblar as distâncias físicas e promover aproximações virtuais. “Foram muitos desafios nesse período e foi preciso aprender a utilizar novas ferramentas digitais para diversificar as nossas atividades pedagógicas remotas. Também percebemos como o acolhimento frequente foi fundamental para atender as necessidades dos nossos alunos, sobretudo os oriundos de escolas públicas. Os jovens estão desmotivados e um dos aspectos do nosso processo de acompanhamento nesse ciclo foi justamente o de incentivá-los a continuar estudando”, afirma Kenia de Oliveira, analista de projetos do IJCA.

Mesmo com distância física imposta pela necessidade de isolamento social, o instituto conseguiu estabelecer excelentes parcerias, tanto para o desenvolvimento de formações, como no apoio à garantia de segurança alimentar para as famílias. “Conseguimos fortalecer parcerias mais antigas, como com a Bem TV e estabelecer novas conexões que nos apoiassem na formação de jovens em novas frentes como a Recode na área de tecnologia e o Sebrae no Empreendedorismo. Outro aspecto importante foi a nossa atuação no JCA Solidário, sendo parceiro do Grupo JCA, em que nossa expertise nos territórios apoiou essa frente do Grupo em um momento crucial de necessidade dos territórios”, resume Maysa. Desta forma, compreendendo-as como um dos pilares de apoio para o fortalecimento das trajetórias juvenis, o instituto intensificou o trabalho de acompanhamento das famílias e forneceu um auxílio emergencial para as que se encontravam em maior vulnerabilidade.

Próximos passos

 Em janeiro, demos continuidade aos workshops de planejamento, desta vez amadurecendo reflexões sobre diretrizes e agendas prioritárias. A equipe refletiu sobre os caminhos possíveis para atuação em 2022 e começou a elencar propostas que serão debatidas e aprofundadas até a elaboração de um plano de ação.

 “O processo do planejamento é fundamental para entendermos onde estamos e para onde vamos. Depois dessa etapa de reflexão, a equipe trabalha nas suas áreas definindo suas propostas e metas, para chegarmos em um plano de ação para 2022 e avançarmos nos diálogos com a governança. É desafiador, ainda mais nesse contexto em que estamos vivendo, mas estamos trabalhando bastante para que nossas ações estejam alinhadas com as necessidades dos jovens e que contribua com o ecossistema socioeducativo”, afirma Wilson Vasconcelos, analista de projetos do IJCA.

Compartilhe

Posts Relacionados

Inscrições abertas para o Programa Fortalecendo Trajetórias 2024

Estão abertas de 01 a 21 de abril as inscrições para a 1ª fase do Programa Fortalecendo Trajetórias. Ao todo,...

Fortalecendo Trajetórias: ampliando possibilidades de escolhas

Em 2024, o Fortalecendo Trajetórias tem o maior número de ingressantes  desde a sua criação. Sophia Sousa, 14 anos, é...

Rumo a Brasília

Ansiosa, feliz, grata. É com um misto de sentimentos e expectativas que Maria Eduarda Silva, 14 anos, se prepara para...