Rota da Cultura inicia suas atividades com primeira turma de professores investigando a música de concerto

WhatsApp Image 2021-01-18 at 20.03.11

O projeto Rota da Cultura: Som, Cena e Corpo iniciou as oficinas culturais no último dia 18 com a primeira turma de professores/as da rede pública e privada de ensino, e este módulo propõe o estudo sobre a música de concerto. A linguagem está sendo investigada a partir da obra O Trenzinho do Caipira, de Heitor Villa-Lobos, interpretada pela OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). 

O ministrante Maurício Ayer está conduzindo os participantes para questões sobre o que é a música e como uma orquestra é formada e organizada. “Nós estamos partindo da relação que cada um tem com a música, o que cada um ouve e os sentidos que aquela escuta faz.  Daí estou propondo atividades para que cada um vá além e possa ouvir dimensões e camadas da obra musical, que talvez ainda não estivessem claras. É o caminho para uma escuta sensível e criativa”, conta Maurício.

No projeto, cada Módulo propõe, ainda, duas lives abertas ao público com convidados especiais, que serão transmitidas pelo youtube da Aymberê (inscreva-se no canal!). Para o Concerto, o projeto conta com a presença de Emmanuele Baldini, Spalla da OSESP, no dia 28 de janeiro, e Adriana Schincariol Vercellino, violinista e professora da Emesp, no dia 09 de fevereiro, às 19h. Acompanhe a divulgação pelas redes sociais do projeto (link).

O projeto prevê também outra oficina sobre música de concerto para jovens a partir de 16 anos, e oficinas sobre ópera, dança e teatro para turmas de professores e jovens. De acordo com Patrícia Ceschi, diretora da Aymberê Produções Artísticas, responsável pela gestão do projeto, “cada linguagem artística traz uma nova possibilidade de elaboração das experiências que vivemos, bem como novas possibilidades de expressão. Esperamos que as oficinas, bem como a fruição das obras contempladas no projeto, ampliem o repertório poético e estético de seus participantes e os estimulem a buscar mais referências, para além do nosso programa. Um amplo e variado repertório estético é sem dúvida um benefício para qualquer pessoa, esteja esta diretamente e profissionalmente envolvida no fazer artístico ou não.”

 

“Evoca ruídos de ferragens do trem, engates, os ruídos do trem e ao mesmo tempo as várias paisagens por onde o trem vai passando, matas, campos, morros, rios, águas, estações por onde o trem vai parando.”

 

Primeiras impressões do aluno Francesco Antonio Capo sobre a obra O Trenzinho do Caipira

 

Compartilhe

Posts Relacionados

Confira o resultado final do processo seletivo para cursos remotos (ensino à distância)

Atenção! Saiu o resultado do Processo Seletivo para cursosremotos em Administração de Materiais e Técnicas de Atendimento do programa Oficina...

Conexão IJCA e Alemanha

Oceanógrafa, mestre em geociências e recém empreendedora, Francielly Monteiro viu na educação a porta para alcançar seus objetivos. A jovem,...

IJCA leva Guia Acesso e Permanências para escolas e pré-vestibulares

No ano em que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), registra mais de cinco milhões de inscrições – o...