Superação de obstáculos para crescer

Wescley Santiago, 33 anos, foi jovem aprendiz na turma de Elétrica do programa Oficina do Ensino em 2008. Desde a adolescência, as dificuldades financeiras foram obstáculos a serem superados por ele sua família. Graças a persistência, a vontade de voar mais alto e ao incentivo de sua mãe, Isis Santiago, hoje ele ocupa o cargo de eletricista sênior na Auto Viação 1001. Atualmente, o profissional recebe jovens aprendizes e compartilha diretamente sua experiência profissional e trajetória de vida, gerando motivação aos estudantes.

Antes da formação, Wescley conta que, ainda jovem, precisou trabalhar em diferentes áreas para auxiliar a família e tinha pouco tempo para estudar e projetar uma possível profissionalização. “Um dia, dois amigos comentaram sobre um curso gratuito e eu fiquei ouvindo de longe. Eles iriam ao Instituto JCA no dia seguinte e perguntei que curso era esse. Vi que era uma oportunidade de correr atrás de algo maior pra mim”, lembra. No entanto, nada saiu como planejado já que Wescley, à época, havia estudado até quinto ano do ensino fundamental e não pode fazer o curso, que exigia escolaridade mínima.

Ao invés de desistir, ele recuperou o tempo perdido, voltou a estudar e, na primeira chance, realizou a inscrição no curso que mais se identificou no programa Oficina do Ensino. “Quando eu era criança gostava de inventar e fazer algumas alterações na parte elétrica dos meus carrinhos. Eu desmontava, tirava o motor, e fazia experiências com tudo o que encontrava de interessante. Por esse e vários outros fatos, optei pelo curso de Elétrica. Foi maravilhoso.”, afirma.

Ao concluir a formação, Wescley se tornou estagiário na Auto Viação 1001. Após muitos aprendizados, hoje é eletricista sênior do setor de Check List da empresa, onde previne possíveis danos em automóveis. “Com muita alegria conquistei as coisas que eu queria. Tudo através do meu trabalho e pela oportunidade que o Grupo JCA me deu”, exclama.

Compartilhe

Posts Relacionados

Inscrições abertas para o Programa Fortalecendo Trajetórias 2024

Estão abertas de 01 a 21 de abril as inscrições para a 1ª fase do Programa Fortalecendo Trajetórias. Ao todo,...

Fortalecendo Trajetórias: ampliando possibilidades de escolhas

Em 2024, o Fortalecendo Trajetórias tem o maior número de ingressantes  desde a sua criação. Sophia Sousa, 14 anos, é...

Rumo a Brasília

Ansiosa, feliz, grata. É com um misto de sentimentos e expectativas que Maria Eduarda Silva, 14 anos, se prepara para...