Jovens de 24 escolas participam do evento Tarde do Futuro
Dialogar com jovens do 9ºano sobre os caminhos e oportunidades em escolas públicas do Ensino Médio. Este foi o objetivo central da Tarde do Futuro, realizada no Teatro Carequinha nos dias 14 e 21 de junho pelo movimento #TamoJunto9ºano. Participaram do evento, que contou com investimentos do Instituto JCA, cerca de 450 adolescentes de 24 escolas públicas de São Gonçalo, o que corresponde a 50% dos alunos da rede pública da cidade .
Faetec, Colégio Pedro II, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – campus São Gonçalo, Coordenadoria de Juventude, secretarias municipais de Saúde e Meio Ambiente entre outros estiveram presentes compartilhando informações e orientações com os estudantes. Mariane Farias, 14 anos, é aluna da Escola Municipal Amaral Peixoto, localizada em Lindo Parque, conta que participar do evento a deixou mais confiante. “Estou com mais confiança na escola que quero entrar ano que vem. No evento, tive muita informação e tenho consciência de que tenho que estudar para tentar entrar em uma boa escola. Eu quero me formar em Direito e vou estudar muito porque o meu futuro é o que importa”, afirma a jovem.
Na programação, debates, rodas de conversa e apresentações artísticas tiveram o jovem como personagem principal. “Acreditamos ser fundamental atuar em conjunto com o poder público na construção de projetos coletivos. Queremos que os adolescentes ampliem suas possibilidades e perspectivas para o futuro e ter acesso a informação é fundamental para que eles acessem novas oportunidades. E quando um adolescente compartilha sua trajetórias e experiências com outros, o poder de motivação é muito maior”, afirma Maysa Gil, coordenadora executiva do Instituto JCA. Fernando Peres, diretor da Escola Técnica Henrique Lage, faz coro ao afirmar que os alunos que estão no Ensino Médio podem inspirar os que estão no 9º ano. “Trouxemos ao evento alunos para que pudessem mostrar o que aprenderam. Eles trouxeram projetos que desenvolvem na escola para que o adolescente do 9º ano possa visualizar as possibilidades que existem na escola técnica. A gente acha importante que essa conversa precisa ser de jovem para jovem, para que possam acreditar que eles realmente possam transformar a vida deles”, avalia Fernando.
A Tarde do Futuro é resultado de um trabalho conjunto entre as organizações que fazem parte do movimento #TamoJunto9ºano. “Foi uma ação bastante articulada e coletiva, que conseguiu cuidar desses adolescentes como a política pública deveria fazer todos os dias. Observamos um somatório de esforços entre instituições, secretarias, terceiro setor, colégios e universidades presentes”, argumenta Júlio Vidal, coordenador de projetos da secretaria municipal de Educação. Para o Anderson Rocha, diretor de Desenvolvimento de Ensino da IFRJ-São Gonçalo, organizar um evento como a Tarde do Futuro é fundamental em um contexto de altos índices de evasão que se observa no município. Nesse sentido, as organizações articuladoras do movimento estão alinhadas na proposta de fortalecer o ensino e a escola pública. “É preciso fortalecer as trajetórias desses jovens e ter instituições públicas mais mobilizadas diante do cenário político que se desenha, que não é favorável. Com as ações do TamoJunto9ºano, diversos alunos do 9ºano têm a oportunidades de se preparar para ingressar em outras instituições públicas de qualidade. O movimento constrói uma rede de alternativas para esses jovens”, analisa Anderson.
Programação diversificada
Na atividade “Fala Tu”, estudantes do IFRJ e Colégio Pedro II compartilharam suas trajetórias desde o 9ºano, explicandos os caminhos que seguiram até o Ensino Médio. Já o “Mito ou Verdade” abordou temas como respeito às diferenças, inclusão e preconceito linguístico. O palco do Teatro Carequinha também recebeu a Grank Estúdio de Dança Katia Farjado, Coletivo Mundé de teatro e a Banda Brum. Para Daniel Sanches, 15 anos, aluno da Escola Municipal Célia Pereira da Rosa, a palavra que resume o evento é diversidade. “Muitos jovens pesquisam as escolas que querem estudar, mas às vezes erram em buscar informações sobre somente uma escola. No evento, tivemos a oportunidades de ver vários pontos de vista e conhecer outras escolas. Isso pode causar uma indecisão saudável. Aqui pude ver tudo de mais de perto, ver experimentos e conversar com outros estudantes que estão no Ensino Médio. Isso vai me ajudar muito a tomar uma decisão sobre quais escolas eu gostaria de estudar”, afirma.
Confira neste vídeo um pouquinho do que rolou no evento
A Tarde do Futuro compõe a agenda propositiva #TamoJunto9º ano no eixo Eventos e Oficinas. Conheça abaixo os eixos que compõe a agenda propositiva:
Escolas Núcleos e ou Preparatórias
✓ Garantia da manutenção das escolas núcleos e/ou preparatórias que oferecem no contraturno escolar aulas de Língua Portuguesa, Redação e Matemática, visando alinhar critérios, condições, metodologias e práticas pedagógicas que podem dar sinais do que seja um bom preparatório.
Eventos e Oficinas Itinerantes
✓ Promoção de eventos, palestras e oficinas, com os alunos do 9o ano do ensino fundamental com o objetivo de dialogar, informar e orientar os alunos em formatos que valorizem o debate, a criatividade e o intercâmbio entre os adolescentes. Prevê também a realização de um seminário para discutir educação pública.
Comunicação
✓ Produção e divulgação de conteúdos formativos e informativos ampliando o conhecimento dos jovens sobre as oportunidades e o perfil das escolas de ensino médio gerando visibilidade e estímulo ao compartilhamento de experiências. Atuação direta dos adolescentes na produção de vídeos participativos, metodologia e ferramenta de educação e comunicação participativa onde os jovens conduzem o processo de produção de conteúdo e mobilização de alunos da rede pública de ensino.