Tecnologia e empregabilidade para a juventude

Tecnologia e empregabilidade para a juventude

Com o aumento da demanda por profissionais na área de tecnologia, o Instituto JCA e a Escola da Nuvem oferecem em parceria a formação gratuita em Fundamentos da Tecnologia e Computação em Nuvem. A iniciativa, voltada para jovens no início de carreira, visa prepará-los para o mercado de trabalho e para os primeiros passos na nuvem AWS (Amazon Web Services), contando com o apoio de instrutores certificados.

Esse programa responde a um contexto onde a falta de profissionais qualificados é um desafio no setor. Conforme o estudo “Força de Trabalho 2.0”, da Mercer, 48% dos líderes de RH apontam a escassez de habilidades como uma das principais  barreiras na área de tecnologia. Além disso, a carência de profissionais especializados contrasta com a expansão do mercado, que em 2023 alcançou quase US$50 bilhões em investimentos, segundo o relatório “Mercado Brasileiro de Software – Panorama e Tendência 2024”, da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES).

O curso aborda desde os conceitos básicos de computação em nuvem até o uso prático da plataforma AWS, além de preparar os participantes para obter a certificação AWS Certified Cloud Practitioner. Reconhecida mundialmente, essa certificação valida o domínio técnico dos alunos, destacando-os em um mercado cada vez mais exigente. Após o curso de programação em nuvem, o aluno ainda tem a chance de fazer parte da Jornada da Empregabilidade Escola da Nuvem, que possui parceria com as maiores empresas do setor de tecnologia para ingresso no mercado de trabalho.

“No Instituto JCA, buscamos constantemente parcerias que ampliem as oportunidades de empregabilidade para os jovens de contextos periféricos. Antes de começar esta formação, oferecemos o Letramento Digital, para prepará-los para a prova de seleção para o curso da Escola da Nuvem. Todos foram aprovados e esse resultado reflete a qualidade da formação e compromisso dos jovens, evidenciado pelo baixo índice de evasão e pelo grande engajamento dessa turma”, afirma Wilson Vasconcelos, coordenador de programas e projetos do IJCA. 

De acordo com Gabriel Machado, coordenador da instrutoria AWS na Escola da Nuvem, a formação segue o programa  AWS re/Start. Ela começa com cinco pilares fundamentais: Linux, Redes, Segurança, Python e Banco de Dados. Segundo o coordenador, esses temas são essenciais para dar uma base sólida e permitir que os alunos avancem para os módulos focados diretamente nas soluções da AWS, aplicadas ao mercado de Computação em Nuvem.

“Ao longo do curso, os alunos aprendem a lidar com serviços de infraestrutura em nuvem, incluindo armazenamento, bancos de dados e automação. Ao final, eles estão preparados para posições como Analista Júnior de Nuvem e Infraestrutura, Suporte Técnico em Nuvem e até mesmo para Consultoria de Pré-Vendas de Soluções em Nuvem. Isso dá aos alunos uma boa preparação para se destacarem e começarem uma carreira com conhecimento prático e atual das principais soluções de nuvem da AWS”, explica Gabriel.

Parcerias que alavancam trajetórias

Em um contexto em que grandes empresas, como a Microsoft, anunciam investimentos bilionários em infraestrutura de nuvem e Inteligência Artificial no Brasil, a parceria do Instituto JCA com a Escola da Nuvem vem para oferecer uma formação acessível, de qualidade e alinhada com as demandas e crescimento do setor de TI, promovendo, assim, novas oportunidades para os jovens de regiões do entorno.

“A parceria entre o Instituto JCA e a Escola da Nuvem é um passo significativo para ampliar as oportunidades de jovens no mercado de tecnologia. Sabemos que esse setor está em constante crescimento e demanda profissionais qualificados. Por isso, unimos forças para oferecer formações que vão além da teoria, proporcionando experiências práticas que realmente apoiem os jovens a obterem certificações que farão diferença no mercado de trabalho”, avalia Wilson. 

Leia também: Formação em tecnologia abre portas

Compartilhe

Posts Relacionados

Instituto JCA em programa de formação internacional

Maysa Gil, diretora executiva do Instituto JCA, é uma das brasileiras selecionadas para representar o Brasil no American Express Leadership...

Instituto JCA e Clube Giro se unem em parceria para impacto social

O Clube Giro e o Instituto JCA firmaram uma parceria estratégica que visa unir benefícios com ações de impacto social....

Inscrições abertas para cursos livres remotos – ensino à distância do Programa Oficina do Ensino 2024.2

Foram prorrogadas até 07 de novembro, ou até atingirem o número máximo de inscritos, as inscrições para cursos livres remotos...