Vivência cultural aliada à formação profissional 

20230915_144310

Com a proposta de contribuir com o aprendizado e ampliar possibilidades para além da formação, alunos do Programa Oficina do Ensino realizaram visitas técnicas e culturais em São Paulo.  Em 2023, as turmas Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Manutenção Veicular, totalizando 55 jovens, conheceram a garagem da Viação Cometa e participaram de atividades culturais.

Em setembro, a turma com foco na área administrativa esteve nas instalações da garagem principal, em Vila Maria. Conduzidos por Vilma Silva, da Gestão Estratégica de Pessoas, os jovens puderam entender sobre as responsabilidades e atuação do profissional de RH, principalmente das ações executadas no Departamento Pessoal e Gestão e Estratégia de Pessoas da própria Viação Cometa.“É muito importante para o aluno essa integração da didática e o contato com o ambiente corporativo e profissionais que atuam em sua área de estudo, pois proporciona uma experiência em sua jornada que vai além do âmbito estudantil, agregando experiências e memórias para a vida.”, pontuou Vilma Silva.

Como parte da agenda de atividades, os jovens também estiveram no Instituto Moreira Salles, na Avenida Paulista. Guiados pelos educadores André Bispo e Felipe Ferraro, o momento proporcionou a muitos alunos viverem sua primeira experiência no espaço cultural estando em contato com as artes. “Para mim foi uma grande oportunidade ir ao Instituto Moreira Salles (IMS) em São Paulo, pude conhecer algumas exposições de artistas nacionais e internacionais, proporcionando cultura e aprendizado. Agradeço ao Instituto JCA por ser o responsável por promover em mim a vontade de aprender mais e valorizar mais a arte!”, afirmou a estudante Vitória Celestino.

Em agosto, a garagem da Viação Cometa abriu as portas para receber os alunos de Auxiliar de Manutenção Veicular. A turma pôde acompanhar de perto a rotina dos colaboradores  e o cuidado realizado nas áreas de manutenção, funilaria, motores e pneus. “Poder conhecer lugares além da nossa sala de aula é sempre muito interessante. Lugares que podem vir a ser nosso ambiente de trabalho, é uma experiência a mais vivida no curso e também no nosso currículo profissional”, afirmou o aluno Paulo Richard Silva.

Os  jovens também tiveram a chance de conhecer o acervo de memória da empresa, que conta com uma exposição permanente sobre a trajetória da Viação Cometa, mostrando em detalhes itens históricos como bilhetes de passagem antigos, rotas realizadas e os ônibus lançados pela empresa em formato miniatura.

“As atividades culturais são grandes aliadas no processo de formação dos jovens, pois a cada dia nota-se  a necessidade de trabalhar ações multi e intersetoriais para atender às necessidades das juventudes. Oportunizar diversas experiências culturais possibilita ao jovem expandir e enriquecer a sua bagagem cultural, potencializando a sua formação enquanto sujeito crítico e social.”, afirmou a assessora pedagógica do IJCA, Fernanda Figueirdo.

Compartilhe

Posts Relacionados

Confira o resultado final do processo seletivo para cursos remotos (ensino à distância)

Atenção! Saiu o resultado do Processo Seletivo para cursosremotos em Administração de Materiais e Técnicas de Atendimento do programa Oficina...

Conexão IJCA e Alemanha

Oceanógrafa, mestre em geociências e recém empreendedora, Francielly Monteiro viu na educação a porta para alcançar seus objetivos. A jovem,...

IJCA leva Guia Acesso e Permanências para escolas e pré-vestibulares

No ano em que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), registra mais de cinco milhões de inscrições – o...