13ª Mostra de Trabalhos: Habilidades Jovens

DSC_6711

Em sua 13ª edição, a Mostra de Trabalhos foi realizada presencialmente na sede do IJCA, em 22 de setembro. Tendo como tema central Habilidades Jovens, o evento marcou a culminância da Oficina de Pesquisa e Projetos, um dos módulos que integram os cursos livres do Programa Oficina do Ensino. “Neste módulo, os estudantes aprendem não apenas os aspectos técnicos da profissão, mas a refletir e discutir os temas com os outros grupos, numa dinâmica que fomenta melhorias no projeto de profissão e sociedade no qual eles se inserem”, explica Elen Alves, Analista de Projetos Sociais do Instituto JCA.

A abertura da 13ª Mostra de Trabalhos foi conduzida pelo professor, filósofo e ensaísta Renato Noguera com a palestra “Afetos e Trabalho: Onde está o que você sente”. O professor destacou a importância do afeto e principalmente de acolher as emoções básicas que o ser humano é exposto a sentir no seu dia a dia pessoal e profissional, pautou questões sobre gênero, raça e a sociedade e compartilhou um pouco de sua trajetória profissional. 

“Ficamos mais felizes não quando deixamos de ter raiva ou deixamos de ter medo, mas quando essas emoções não nos desorganizam. Então, se manter organizado, afetivamente, é o que faz a diferença ao lidar com o desafio no mundo. Porque estivermos muito pressionados, a gente explode ou implode. Mas me perguntam: e como lidamos com as emoções? Não tem receita. É necessário ter consciência afetiva porque é importante saber o que a gente está sentindo”, pontuou Noguera durante a palestra.


Renato Noguera é autor de obras como “Ensino de Filosofia e a Lei 10639”, “Por que amamos: o que os mitos e a filosofia têm a dizer sobre o amor” e “O que é o luto?”

Habilidades jovens em pauta

Ao todo, foram apresentados 22 projetos e pesquisas produzidas pelos jovens dos cursos livres em Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Manutenção Veicular e Auxiliar de Operações Logísticas. A elaboração dos trabalhos foi construída ao longo de 09 encontros junto aos professores Ana Beatriz Barbosa, Bruno Brum e Luciano Tardock. Nas aulas, os alunos foram estimulados a desenvolver um projeto, sendo incentivados a exercitar o planejamento, a inovação e a criação de novas ideias. “O maior desafio foi, primeiramente, despertar as habilidades desses jovens e paralelo a isso, conectar os assuntos que eles estavam aprendendo nos seus cursos. Então a partir desse processo nós fomos desenvolvendo para que eles pudessem trazer esse olhar junto às habilidades e ao final eles construíssem um projeto com maior clareza”, afirmou o professor Bruno Brum.


As apresentações foram realizadas em formato de fórum. Divididos em grupos, os alunos apresentaram diferentes abordagens para o tema central, debatendo assuntos como tecnologia, desigualdades sociais e meio ambiente. A aluna Anna Beatriz Santos apresentou o trabalho sobre “A logística reversa seu impacto social, ambiental e econômico” e explicou que a escolha do tema nasceu da vontade do grupo de multiplicar informações. “A gente escolheu esse tema porque achamos que seria legal disseminar essa informação que não recebemos quando éramos mais novos. Tanto que um dos objetivos do nosso projeto é levar essas informações para as escolas, centros de educação, onde temos a capacidade de estar e de conscientizar.” afirmou a jovem. 

Para ela, o processo de pesquisa despertou, além de novos interesses, habilidades nos alunos. “O projeto foi muito legal, não só porque tivemos que exercer o trabalho em grupo, mas também por ter que muita paciência, comunicação, um espírito de liderança que estava escondido e teve que sair. Mas no geral, o processo de construção do trabalho foi muito relevante para a gente se enxergar enquanto profissionais de logística que são responsáveis por fazer algo.  Não só de entrar numa empresa e trabalhar, mas de gerar um ambiente que promova a conscientização das pessoas”, finalizou a aluna.

A 13ª Mostra de Trabalhos IJCA  contou com a participação de convidados, que foram responsáveis por votar nas melhores apresentações. Os alunos do Ciep Dona Maria Portugal, Colégio Estadual Luciano Pestre e do Projeto Grael prestigiaram os grupos durante as apresentações. Além dos estudantes, estiveram presentes familiares, amigos dos alunos e representantes das organizações Bem TV e Junior Achievement Rio (JA Rio), ambos parceiros estratégicos do IJCA.

Compartilhe

Posts Relacionados

Conheça o “Se liga no Ensino Médio”

“Sinceramente, eu não conhecia nenhuma dessas escolas públicas de ensino médio até entrar no Reforço Escolar”, afirma Nelson Machado, hoje...

Educação e participação social adolescente caminhando juntas

Maria Eduarda Rodrigues, 15 anos, é estudante do curso técnico em Química, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia...

IJCA e Alura com foco na inclusão digital 

Com foco em promover a inclusão digital para jovens periféricos da região metropolitana Leste Fluminense, o Instituto JCA e a...