Vivência Profissional prepara alunos para o mundo do trabalho

Estudantes põem em prática o que aprendem durante fase teórica do curso

Alunos do programa Oficina do Ensino adquirem experiência durante a vivência profissional, que consiste em um período de aprendizagem prática nas empresas do setor de transporte.  Esta etapa da formação possibilita interação entre profissionais e estudantes em diversos setores por aproximadamente sete meses. O primeiro módulo de estudos inclui disciplinas teóricas como língua portuguesa, matemática e ferramentas operacionais como Microsoft Excel. A segunda parte tem enfoque no conhecimento específico de cada curso.

O Instrutor Técnico  Magnum Ornelas destaca que atualmente seis  turmas de Jovem Aprendiz estão na Vivência Profissional. Durante esse tempo o aluno aprende de forma efetiva o modo operacional na empresa. “A vivência profissional é extremamente necessária porque o jovem aprende mecanismos de como colocar o conhecimento em prática. Ele consegue visualizar onde pode empregar tudo o que vem aprendendo,’’ afirma. O aluno Felipe Militão, 20 anos, é jovem aprendiz em Auxiliar Administrativo e está participando da Vivência Profissional na Rodoviária Novo Rio no setor de atendimento ao cliente “Fomos ensinados a respeitar o próximo, ter empatia, falar outras línguas. Tudo que aprendemos estamos colocando em prática, isso faz toda diferença na formação como bons profissionais”, destaca.

Além da oportunidade de pôr em prática o que que aprende no curso, os jovens têm a possibilidade de conviver e aprender com profissionais experientes, dispostos a compartilhar conhecimento e inspirar. Wescley Santiago tem 33 anos e atua há mais de dez anos na sessão de Check List, setor que atua na prevenção de danos de automóveis na Auto Viação 1001 e recebe periodicamente diferentes perfis de jovens. “Fui jovem aprendiz em 2008 e atualmente venho recebendo muitos jovens. Tenho compartilhado um pouco da minha história e isso gera uma grande motivação para eles e pra mim também’’, assegura.

Já Douglas Rodrigues Calisto, 21 anos, é jovem aprendiz no curso de Auxiliar de Mecânica, Elétrica e Refrigeração e assegura que teve a oportunidade de trabalhar com profissionais que demonstram muita vontade em transmitir o conhecimento que têm. Além disso, foi indicado a um setor em que pode se destacar com conhecimentos adquiridos dentro e fora de sala de aula, tentando fazer melhorias nos processos e se empenhando em complementar a rotina dos profissionais que o auxiliava.

Devido ao seu grande interesse em buscar soluções, Douglas se destacou e foi efetivado como estagiário no setor de Embarcados na Auto Viação 1001. “Assim que entrei nesse jovem aprendiz, apesar de não ter experiência na área, sabia que podia aprender rápido e ser um bom profissional lá dentro. Confesso que fiquei um pouco desanimado por achar que seria um ramo onde eu não iria poder desenvolver muito sobre a área que me direcionaram, já que me indicaram a um setor que não conhecia. Mas no fim, era um ramo onde eu pude me destacar. Logo a chefe se propôs a me efetivar. De alguma forma ela viu que eu fazia diferença, ajudava bastante no setor.’’ ressalta.

A professora orientadora Ana Rita Araújo garante que os alunos criam outra visão sobre a seus cursos, ampliando o  leque de caminhos a serem seguidos no mercado de trabalho. “É um momento importante pois é a oportunidade que os alunos têm de pôr em prática em um ambiente real os conhecimentos teóricos adquiridos nos primeiros módulos dos cursos o que é um grande diferencial”, afirma.

Compartilhe

Posts Relacionados

Inscrições abertas para o Programa Fortalecendo Trajetórias 2024

Estão abertas de 01 a 21 de abril as inscrições para a 1ª fase do Programa Fortalecendo Trajetórias. Ao todo,...

Fortalecendo Trajetórias: ampliando possibilidades de escolhas

Em 2024, o Fortalecendo Trajetórias tem o maior número de ingressantes  desde a sua criação. Sophia Sousa, 14 anos, é...

Rumo a Brasília

Ansiosa, feliz, grata. É com um misto de sentimentos e expectativas que Maria Eduarda Silva, 14 anos, se prepara para...