SEMANA DA APRENDIZAGEM E DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

O Instituto JCA comemora 14 anos firme no propósito de fortalecer trajetórias juvenis e ampliar oportunidades de escolhas. Atento às necessidades dos jovens, o IJCA vem atuando cada vez mais de forma colaborativa com diferentes atores, principalmente empresas e poder público, zelando principalmente pelo cuidado no trabalho com a juventude.

Como parte das comemorações, o IJCA realiza entre os dias 8 e 9 de novembro, em sua sede, em Niterói, a Semana da Aprendizagem e da Qualificação Profissional. O objetivo do evento é refletir sobre os fatores que interferem na trajetória de jovens no mundo do trabalho. Será lançado o case “Uma experiência com a qualificação profissional de jovens aprendizes” que apresenta a implantação do programa na instituição, os cenários da aprendizagem, desafios, resultados e histórias de sucesso.

A 8ª Mostra de Trabalhos também faz parte da programação e terá como tema “As trajetórias juvenis no mundo do trabalho” e trará apresentações de cerca de 20 projetos elaborados por mais de 100 jovens aprendizes das cinco turmas em andamento. Os estudantes irão expor pesquisas que abordam suas perspectivas em relação ao programa Jovem Aprendiz.

Outro destaque da programação é a roda de conversa cujo o tema “Experiência com jovens aprendizes – inserção no mundo do trabalho e o primeiro passo para o desenvolvimento de carreiras”, tem como foco promover reflexões sobre ações das empresas frente a obrigatoriedade da contratação de aprendizes para o cumprimento de cotas da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000), incluindo a visão das entidades qualificadoras, aprendizes e das próprias empresas contratantes.

Durante o evento serão apresentados os resultados da Pesquisa de Sondagem “Empregabilidade e Desafios para a Educação “Profissional”. A pesquisa realizada pelo instituto com jovens que estudaram na instituição no período de 2014 a 2017 teve entre os seus objetivos quantificar a ocorrência de jovens no mercado de trabalho, tempo médio para inserção e permanência no emprego, empregabilidade no setor, além da desenhar a trajetória do jovem após a conclusão do curso no IJCA.

Inscreva-se e participe: https://bit.ly/2Q7qnD2

Compartilhe

Posts Relacionados

Rumo a Brasília

Ansiosa, feliz, grata. É com um misto de sentimentos e expectativas que Maria Eduarda Silva, 14 anos, se prepara para...

Juventude, educação e mundo do trabalho

Anualmente, formam-se mais de 300 jovens no Instituto JCA.  São adolescentes em busca de ampliação de possibilidades no campo educacional...

Conectar vivências e territórios através da arte e esporte

Ao longo de sete anos de atuação em São Paulo, o Instituto JCA em parceria com a Viação Cometa desenvolve...