Fomentar o protagonismo juvenil e criar condições para que os adolescentes atuem politicamente nos seus espaços de direito. É assim que o Instituto JCA tem atuado, compondo a vice-presidência no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Fórum DCA, representado pela analista de projetos sociais, Kenia Oliveira e suplência da assessora pedagógica Fernanda Figueiredo. O IJCA tem se organizado com o objetivo de provocar e mobilizar adolescentes na prática da incidência política e na participação em espaços de articulação social. “A nossa proposta é fomentar a participação desses adolescentes a partir da oportunidade que nós temos de estar com eles aqui. Nos momentos de conversas, criamos essas janelas para que eles possam se posicionar e se ver enquanto sujeitos de direitos que têm muito a contribuir com essa sociedade. A nossa mobilização é para que eles ocupem esse lugar conosco, que façamos isso juntos, que a gente construa esse caminho de participação social e cidadã”, explicou, Kenia.
Durante a 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Niterói, estudantes do programa Fortalecendo Trajetórias participaram da construção de propostas para o debate na conferência estadual. Eles já haviam participado de conferências livres preparatórias, que discutiram temas como participação social e Direitos Humanos. Na etapa municipal, foram eleitos os delegados responsáveis por representar crianças e adolescentes na conferência estadual
Etapa estadual
A 11ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada nos dias 26 e 27 de setembro, no Rio de Janeiro, reuniu adolescentes e representantes dos três poderes para definir as propostas e os delegados para representar na 12º Conferência Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente, que acontecerá em novembro, em Brasília. Na ocasião, Maria Eduarda Silva, 15 anos, aluna do Fortalecendo Trajetórias, foi eleita delegada. “É muito bom saber que os adolescentes confiaram em mim para representar e defender os nossos direitos como delegada na conferência nacional. Melhor ainda é ver a galera presente e participando, fico feliz em ver que não sou só eu que estou tentando lutar pelos nossos direitos, que tem outros adolescentes também buscando por isso”, afirma. Além de Maria Eduarda, participaram do evento alunos do Programa Fortalecendo Trajetórias e de outras organizações como Bem TV e Projeto Fenase.
Redes em Foco
O Instituto JCA, junto com as organizações Bem TV, Rede Quimera e Projeto Grael, integra o Redes em Foco, iniciativa desenvolvida pelo Itaú Social, com o propósito de fortalecer redes que atuam na redução das desigualdades educacionais de crianças e adolescentes. Em ações colaborativas, a Rede tem participado de diálogos e desenvolvido ações para incentivar o protagonismo adolescente para a incidência política e construção dos direitos sociais.