Fortalecendo Trajetórias: ampliando possibilidades de escolhas

21

Em 2024, o Fortalecendo Trajetórias tem o maior número de ingressantes  desde a sua criação. Sophia Sousa, 14 anos, é uma entre os 36 adolescentes que passaram pelo reforço escolar e preparatório para o ensino médio em 2023 e que, até o momento, estão matriculados no ensino médio em escolas públicas de excelência. Moradora de São Gonçalo, conheceu o IJCA através da Escola Municipal Darcy Ribeiro, quando estava no 9º ano. No Reforço Escolar, ela passou por mais de 200 horas de aulas de língua portuguesa (gramática e produção de texto) e matemática (álgebra e raciocínio lógico). Depois de muitos desafios, conseguiu conquistar a tão sonhada aprovação no Colégio Pedro II. “Participar do Fortalecendo Trajetórias superou minhas expectativas. Foi muito além das aulas, é um ambiente muito acolhedor. Adorei participar e conhecer as oportunidades no ensino médio. Estou me sentindo muito realizada por ter alcançado esse sonho”, afirma Sophia. 

Já Camila Avila, 20 anos, estudava na escola Colégio Estadual Manuel de Abreu, em Niterói, quando chegou ao IJCA para o Reforço Escolar em 2018. Cursou o ensino médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ – São Gonçalo) e hoje estuda Farmácia na Universidade Federal Fluminense. “Acredito que, além do reforço, eu pude acreditar que eu era capaz de realizar meus sonhos. Foi a partir desse momento que eu  tracei metas e objetivos concretos na minha vida, e até hoje estou trabalhando nisso, afirma Camila. 

Acompanhamento no Ensino Médio

A segunda etapa do Fortalecendo Trajetórias consiste em um acompanhamento global, com diversas formas de apoio aos estudantes ao longo do ensino médio em escolas públicas de qualidade. O propósito é estar ao lado de cada jovem nessa etapa formativa, acompanhando os passos de sua evolução, desde o ingresso no ensino médio até a inserção na universidade. Em 2024, todos os alunos ingressantes nas escolas públicas do ensino médio irão participar do Acompanhamento. Somando-se os jovens que já estão nesta fase, o programa atenderá 77 jovens e suas famílias.  

Michael Monteiro, 19 anos, participou do programa desde o Reforço Escolar. Ele cursou o ensino médio técnico em Informática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ – Niterói) e hoje cursa Engenharia Eletrônica do CEFET/RJ. Michael conta que o processo de acompanhamento apoiou a orientar suas escolhas e decisões sobre os caminhos que gostaria de trilhar. “O acompanhamento me ajudou a me manter no ensino médio federal. Isso foi fundamental, já que me possibilitou ter uma base melhor para ser aprovado no ensino superior e também escolher o curso. Além disso, foi muito importante o apoio emocional, com conselhos e orientações sobre diversos temas”, aponta Michael. 

Camila lembra os desafios que enfrentou durante a pandemia, período em que ficou sem aulas e, posteriormente, no ensino a distância. Entre as iniciativas do IJCA, ela destaca o projeto Estudar em Casa, desenvolvido pela equipe para apoiar os estudantes com conteúdos e mantê-los próximos durante o isolamento social. 

“Durante todo o acompanhamento pude contar com o apoio do IJCA, sobretudo durante a pandemia, que foi um momento delicado para todos nós. Participei do Estudar em Casa, onde pude ter atividades de português, matemática, inglês e redação, além de encontros pedagógicos em que podia conversar com colegas e com a coordenação pedagógica sobre vários assuntos, de livros e séries até estratégias de estudo e experiências. Isso tudo me ajudou a não perder o foco dos estudos, mesmo em meio àquela temporada caótica da vida de todos”, lembra Camila.

Os estudantes recebem apoio com o custeio de transporte, alimentação, uniforme, material escolar e o que for necessário para que tenha acesso a uma formação escolar de qualidade e possa dedicar-se integralmente ao objetivo de ingressar em uma boa universidade. “Nós formamos um conjunto de parcerias para apoiar o jovem, envolvendo a família e a escola que o recebe. Desta forma, conseguimos oferecer um acompanhamento mais amplo, apoio social e pedagógico, além de construir laços afetivos que serão levados por toda a vida”, afirma Kenia de Oliveira, analista de projetos do IJCA. 

Compartilhe

Posts Relacionados

Confira o resultado final do processo seletivo para cursos remotos (ensino à distância)

Atenção! Saiu o resultado do Processo Seletivo para os cursos remotos em Preparação para o Mercado de Trabalho e Canva...

Instituto JCA em programa de formação internacional

Maysa Gil, diretora executiva do Instituto JCA, é uma das brasileiras selecionadas para representar o Brasil no American Express Leadership...

Tecnologia e empregabilidade para a juventude

Com o aumento da demanda por profissionais na área de tecnologia, o Instituto JCA e a Escola da Nuvem oferecem...