Curso de Desenvolvimento de Aplicativos Mobile: jovens concluem etapa de programação

Por: Comunicação BEM TV – Publicado no Site BEM TV

Turma do curso livre de Desenvolvimento de Aplicativos conclui etapa de programação

Com 22 alunos formados, chegou ao fim a primeira oficina de Desenvolvimento de Aplicativos, parceria entre o Instituto Jelson da Costa Antunes – IJCA, e a BemTV – Educação e Comunicação. Foram produzidos 5 aplicativos, com propostas de atuação que fortalecem as demandas dos entornos do Instituto JCA. 

Em 2019, a parceria entre o IJCA, e a BemTV se fortaleceu e viabilizou a primeira formação em conjunto entre as organizações. A oficina de Desenvolvimento de Apps, oferecida pelo projeto Olho Vivo, realizado pela Bem TV, foi realizada na sede do Instituto JCA, durante 3 meses, a partir da Lei de Incentivo à Cultura do município de Niterói. 

Durante a oficina, os jovens se dividiram em funções relacionadas a programação, suporte técnico, design e redação. 

 Nesta oficina, foram entregues 5 produtos: Niterói MotoTáxi, para atender aos moto taxistas da cidade; SOS Perigo, apontando os lugares da cidade com índices altos de violência; JCO Informa, informado aos jovens oportunidades no mundo do trabalho é eventos na cidade; Fast eventos, que mapeia locais de eventos na cidade e Olho Vivo, que coleta as informações sobre as demandas, denúncias e problemas que afetam a população das cidades fluminenses. Todos os aplicativos serão alimentados e atualizados pelos jovens formados pela oficina.

 Com a conclusão desta oficina, a BemTV mantém suas formações em tecnologia da informação e comunicação. Confira em nossa loja, na Play Store, os aplicativos desenvolvidos nesta e em outras oficinas.

 

Nota IJCA

Após a primeira etapa de formação, três novos alunos participarão da turma de aprofundamento, formando um grupo de 25 jovens. As aulas terão início dia primeiro de julho e ampliarão os conceitos desenvolvidos na primeira etapa, com conteúdos sobre sistemas operacionais, redes de computadores e modelagem de informação e programação. Também serão realizadas atividades que colaboram para ampliar o desenvolvimento pessoal e perspectivas do jovens, com debate de temas como racismo, violência e desigualdade social. O jovens também participarão do Projeto de Vida, atividade  que trabalha a construção de uma visão de futuro e a definição do seu lugar no mundo e na sociedade com reflexões para a gestão de metas pessoais de curto, médio e longo prazo.

Compartilhe

Posts Relacionados

Conheça o “Se liga no Ensino Médio”

“Sinceramente, eu não conhecia nenhuma dessas escolas públicas de ensino médio até entrar no Reforço Escolar”, afirma Nelson Machado, hoje...

Educação e participação social adolescente caminhando juntas

Maria Eduarda Rodrigues, 15 anos, é estudante do curso técnico em Química, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia...

IJCA e Alura com foco na inclusão digital 

Com foco em promover a inclusão digital para jovens periféricos da região metropolitana Leste Fluminense, o Instituto JCA e a...