Seminário #Qualperfil discute empregabilidade da juventude negra

Durante o mês de junho a Frente Papa Goiaba de Promoção dos Direitos da Juventude Negra e Bem TV realizaram o seminário #QualPerfil? Juventude Negra e Mundo do Trabalho.  O evento teve como propósito mobilizar a sociedade em torno do impacto real do racismo na juventude negra e teve como protagonista a própria juventude negra.

O seminário foi realizado no dia 5 de junho, no campus Gragoatá da Universidade Federal Fluminense e teve como público alvo alunos da rede pública e estudantes da própria universidade. Participaram da roda de conversa Giovanni Harvey, empreendedor e coordenador do projeto “Conectoras de Oportunidades’’; Priscila Machado, psicóloga e especialista em recursos humanos representante do núcleo “Afro Oportunidades’’; Daniela Araújo, representante da Bem TV e Arthur Ayres, um dos jovens que protagoniza a campanha. 

O Instituto JCA fez uma participação com a fala de Wilson Vasconcelos, analista de projetos do instituto, que  apresentou dados da última Pesquisa de Sondagem realizada por ex-alunos do IJCA em comparação com as informações de programas como o Fortalecendo Trajetórias que mostram uma desigualdade no surgimento de oportunidades para alunos de baixa renda, majoritariamente negros. 

 #QualPerfil? é uma iniciativa da ONG BemTv e da Frente Papa Goiaba de Promoção dos Direitos da Juventude Negra, patrocinada pela União Europeia. 

Confira o vídeo com a cobertura do evento:

 

‘Recursos + Humanos’

O ‘Recursos + Humanos’ é uma campanha irmã da  #Qualperfil, direcionada especificamente a profissionais das áreas de Recursos Humanos, recrutamento e Responsabilidade Social. No dia 13 de junho, participaram de um encontro para apresentação da campanha empresas de transportes, recursos humanos e comércio, além da Secretaria de Desenvolvimento do Rio de Janeiro. Representantes da Bem Tv e União Européia falaram sobre a importância de políticas de cooperação que respeitem as 17 metas de desenvolvimento sustentável da ONU e destacaram a importância e responsabilidade que o setor privado tem no que se refere a diversidade. Empresários puderam dialogar sobre estratégias que minimizem os efeitos da desigualdade racial no mercado de trabalho.

Para mais informações:  https://qualperfil.pluriverso.online/

Compartilhe

Posts Relacionados

13ª Mostra de Trabalhos - Habilidades Jovens

Confira a publicação do IJCA sobre a 13ª Mostra de Trabalhos que teve como tema “Habilidades dos Jovens”. O material...

 Instituto JCA presente na posse do Comitê de Participação Adolescente no CEDCA/RJ

Em Assembléia Extraordinária, adolescentes do Comitê de Participação Adolescente (CPA), tomaram posse no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e...

Nova Lei de Cotas

Em um país com altos índices de desigualdade social, a Política de Cotas foi implementada em 2012 como um dos...