Seminário #Qualperfil discute empregabilidade da juventude negra

Durante o mês de junho a Frente Papa Goiaba de Promoção dos Direitos da Juventude Negra e Bem TV realizaram o seminário #QualPerfil? Juventude Negra e Mundo do Trabalho.  O evento teve como propósito mobilizar a sociedade em torno do impacto real do racismo na juventude negra e teve como protagonista a própria juventude negra.

O seminário foi realizado no dia 5 de junho, no campus Gragoatá da Universidade Federal Fluminense e teve como público alvo alunos da rede pública e estudantes da própria universidade. Participaram da roda de conversa Giovanni Harvey, empreendedor e coordenador do projeto “Conectoras de Oportunidades’’; Priscila Machado, psicóloga e especialista em recursos humanos representante do núcleo “Afro Oportunidades’’; Daniela Araújo, representante da Bem TV e Arthur Ayres, um dos jovens que protagoniza a campanha. 

O Instituto JCA fez uma participação com a fala de Wilson Vasconcelos, analista de projetos do instituto, que  apresentou dados da última Pesquisa de Sondagem realizada por ex-alunos do IJCA em comparação com as informações de programas como o Fortalecendo Trajetórias que mostram uma desigualdade no surgimento de oportunidades para alunos de baixa renda, majoritariamente negros. 

 #QualPerfil? é uma iniciativa da ONG BemTv e da Frente Papa Goiaba de Promoção dos Direitos da Juventude Negra, patrocinada pela União Europeia. 

Confira o vídeo com a cobertura do evento:

 

‘Recursos + Humanos’

O ‘Recursos + Humanos’ é uma campanha irmã da  #Qualperfil, direcionada especificamente a profissionais das áreas de Recursos Humanos, recrutamento e Responsabilidade Social. No dia 13 de junho, participaram de um encontro para apresentação da campanha empresas de transportes, recursos humanos e comércio, além da Secretaria de Desenvolvimento do Rio de Janeiro. Representantes da Bem Tv e União Européia falaram sobre a importância de políticas de cooperação que respeitem as 17 metas de desenvolvimento sustentável da ONU e destacaram a importância e responsabilidade que o setor privado tem no que se refere a diversidade. Empresários puderam dialogar sobre estratégias que minimizem os efeitos da desigualdade racial no mercado de trabalho.

Para mais informações:  https://qualperfil.pluriverso.online/

Compartilhe

Posts Relacionados

Inscrições abertas para o Programa Fortalecendo Trajetórias 2024

Estão abertas de 01 a 21 de abril as inscrições para a 1ª fase do Programa Fortalecendo Trajetórias. Ao todo,...

Fortalecendo Trajetórias: ampliando possibilidades de escolhas

Em 2024, o Fortalecendo Trajetórias tem o maior número de ingressantes  desde a sua criação. Sophia Sousa, 14 anos, é...

Rumo a Brasília

Ansiosa, feliz, grata. É com um misto de sentimentos e expectativas que Maria Eduarda Silva, 14 anos, se prepara para...