Curso de Desenvolvimento de Aplicativos Mobile: jovens concluem etapa de programação

Por: Comunicação BEM TV – Publicado no Site BEM TV

Turma do curso livre de Desenvolvimento de Aplicativos conclui etapa de programação

Com 22 alunos formados, chegou ao fim a primeira oficina de Desenvolvimento de Aplicativos, parceria entre o Instituto Jelson da Costa Antunes – IJCA, e a BemTV – Educação e Comunicação. Foram produzidos 5 aplicativos, com propostas de atuação que fortalecem as demandas dos entornos do Instituto JCA. 

Em 2019, a parceria entre o IJCA, e a BemTV se fortaleceu e viabilizou a primeira formação em conjunto entre as organizações. A oficina de Desenvolvimento de Apps, oferecida pelo projeto Olho Vivo, realizado pela Bem TV, foi realizada na sede do Instituto JCA, durante 3 meses, a partir da Lei de Incentivo à Cultura do município de Niterói. 

Durante a oficina, os jovens se dividiram em funções relacionadas a programação, suporte técnico, design e redação. 

 Nesta oficina, foram entregues 5 produtos: Niterói MotoTáxi, para atender aos moto taxistas da cidade; SOS Perigo, apontando os lugares da cidade com índices altos de violência; JCO Informa, informado aos jovens oportunidades no mundo do trabalho é eventos na cidade; Fast eventos, que mapeia locais de eventos na cidade e Olho Vivo, que coleta as informações sobre as demandas, denúncias e problemas que afetam a população das cidades fluminenses. Todos os aplicativos serão alimentados e atualizados pelos jovens formados pela oficina.

 Com a conclusão desta oficina, a BemTV mantém suas formações em tecnologia da informação e comunicação. Confira em nossa loja, na Play Store, os aplicativos desenvolvidos nesta e em outras oficinas.

 

Nota IJCA

Após a primeira etapa de formação, três novos alunos participarão da turma de aprofundamento, formando um grupo de 25 jovens. As aulas terão início dia primeiro de julho e ampliarão os conceitos desenvolvidos na primeira etapa, com conteúdos sobre sistemas operacionais, redes de computadores e modelagem de informação e programação. Também serão realizadas atividades que colaboram para ampliar o desenvolvimento pessoal e perspectivas do jovens, com debate de temas como racismo, violência e desigualdade social. O jovens também participarão do Projeto de Vida, atividade  que trabalha a construção de uma visão de futuro e a definição do seu lugar no mundo e na sociedade com reflexões para a gestão de metas pessoais de curto, médio e longo prazo.

Compartilhe

Posts Relacionados

13ª Mostra de Trabalhos - Habilidades Jovens

Confira a publicação do IJCA sobre a 13ª Mostra de Trabalhos que teve como tema “Habilidades dos Jovens”. O material...

 Instituto JCA presente na posse do Comitê de Participação Adolescente no CEDCA/RJ

Em Assembléia Extraordinária, adolescentes do Comitê de Participação Adolescente (CPA), tomaram posse no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e...

Nova Lei de Cotas

Em um país com altos índices de desigualdade social, a Política de Cotas foi implementada em 2012 como um dos...