Conectar vivências e territórios através da arte e esporte

Ao longo de sete anos de atuação em São Paulo, o Instituto JCA em parceria com a Viação Cometa desenvolve ações continuadas de arte, cultura e educação. Os projetos são realizados em parceria com produtoras locais, escolas públicas, empresas e organizações sociais da zona norte de São Paulo. 

As iniciativas acontecem no Parque Vila Maria, local onde a Viação Cometa está inserida há mais de 70 anos. Com elas, espera-se contribuir para o desenvolvimento humano, social e econômico local, criando mais possibilidades para o território e seus moradores. As ações já resultaram em mais de 30 iniciativas como publicações, espetáculos e formações apoiados pelo IJCA e com patrocínio das empresas do Grupo JCA via leis de incentivo.

“A parceria entre Instituto JCA e Viação Cometa em conjunto com produtoras locais e escolas públicas e demais atores do território, são resultados de colaborações estratégicas, com propósito de fomentar o acesso a projetos de qualidade que contribuem para ampliação de repertórios culturais, geração de oportunidades e transformação social”, pontuou Wilson Vasconcelos, coordenador de Programas e Projetos do IJCA

Arte e Cultura

A Oficina Kinoforum é a primeira iniciativa realizada em 2024 com patrocínio da Viação Cometa e acompanhada pelo IJCA. O projeto tem como proposta aproximar a população da linguagem audiovisual e promover o acesso ao aprendizado como forma de expressão popular para moradores do entorno do CEU Parque Novo Mundo, na Vila Maria, em São Paulo.

A primeira oficina apresentada foi a Módulo I, realizada entre fevereiro e março, que propôs a introdução dos jovens selecionados no universo audiovisual através de aulas teóricas e práticas. O resultado dessa etapa culminou em quatro curtas roteirizados, dirigidos e fotografados pelos próprios participantes. 

Após a etapa Módulo I, o projeto segue com a oficina infanto juvenil “O Cinema Dos Meus Sonhos”, que está prevista para acontecer em abril. Nesta etapa, os participantes realizam vídeos baseados em seus próprios sonhos, sendo responsáveis por roteirizar, gravar, editar e finalizar. Os vídeos produzidos por eles serão exibidos ao final da oficina.

Educando para o esporte

Paralelamente com as práticas no âmbito cultural, o IJCA acompanha projetos continuados de Capoeira e Taekwondo com foco na prática esportiva. Os projetos são realizados pela Favorita Cultura & Esporte e envolvem aulas e rodas de capoeira (Esporte e Cidadania) e aulas e treinos de taekwondo.

As ações são realizadas em escolas da rede pública e espaços culturais com apoio estratégico do IJCA. Em 2024, está prevista a realização das práticas esportivas nas escolas municipais de ensino fundamental Paulo Carneiro e Ary Gomes, além do Centro de Criança e Adolescente – CCA, Cidade Nova e Curuça. Com as atividades, espera-se beneficiar 160 crianças e adolescentes até o fim do ano. Em abril será realizada a graduação de capoeira dos alunos participantes do Projeto Educando Para o Esporte IX, no CCA Cidade Nova.

“Além dos benefícios no  desenvolvimento psicomotor e na melhora do condicionamento físico, os jovens e os educadores das escolas relatam sensíveis melhoras em aspectos como a autoestima, capacidade de concentração, maturidade e respeito às regras e à coletividade, com visível melhora também no desempenho escolar”, afirma Maysa Gil, gerente executiva do IJCA.

Compartilhe

Posts Relacionados

Inscrições abertas para o Programa Fortalecendo Trajetórias 2024

Estão abertas de 01 a 21 de abril as inscrições para a 1ª fase do Programa Fortalecendo Trajetórias. Ao todo,...

Fortalecendo Trajetórias: ampliando possibilidades de escolhas

Em 2024, o Fortalecendo Trajetórias tem o maior número de ingressantes  desde a sua criação. Sophia Sousa, 14 anos, é...

Rumo a Brasília

Ansiosa, feliz, grata. É com um misto de sentimentos e expectativas que Maria Eduarda Silva, 14 anos, se prepara para...