Juventude, educação e mundo do trabalho

Anualmente, formam-se mais de 300 jovens no Instituto JCA.  São adolescentes em busca de ampliação de possibilidades no campo educacional e jovens adultos que desejam a qualificação profissional. Ao todo, somam-se 5.000 jovens que passaram pelo IJCA e foram apoiados nas formações dos programas Fortalecendo Trajetórias e Oficina do Ensino. Para além do acompanhamento formativo e pedagógico, a fase pós-formação vivenciada pelos jovens têm enorme relevância para o Instituto, pois são essas informações que apoiam e oportunizam a instituição ampliar oportunidades para juventude e traçar novas estratégias para as formações ofertadas.

Com a proposta de entender como se dão as escolhas, oportunidades e caminhos seguidos por estes jovens depois da passagem pelo  Instituto JCA nasceu a Pesquisa de Sondagem. Uma pesquisa realizada em média a cada dois anos, via formulário eletrônico,  inicialmente feita apenas com dados de alunos egressos do Programa Oficina do Ensino. “A pesquisa chega ao seu quarto ano tendo como principal proposta saber como os alunos seguem após o instituto e como o IJCA poderia entender como é o fluxo da trajetória desses jovens pós formação”, explicou Wilson Vasconcelos, coordenador de programas e projetos.

Realizada desde 2016 no Programa Oficina do Ensino, a Pesquisa de Sondagem tem o caráter de revelar através de dados o resultado da formação para a vida profissional dos jovens. Além disso, é primordial para que o instituto veja a eficácia do programa e dos cursos. Na última pesquisa, realizada em 2020, observou-se que dentre os formados, 78% dos homens e quase metade das mulheres conseguiram ingressar no mundo do trabalho, em uma média de quatro meses e meio pós-formação. Os dados também revelaram que dos jovens que estavam trabalhando, 60% dos homens e 45% das mulheres ingressaram no setor de transportes e áreas afins, sendo que dos que ingressam no setor, 80% estão nas empresas do Grupo JCA.

Trajetória Educacional

Em 2023, pela primeira vez, o Instituto JCA iniciou a Pesquisa de Sondagem com alunos do Fortalecendo Trajetórias que passaram pelas etapas de Reforço Escolar e Acompanhamento Social e Pedagógico entre 2017 e 2021.

Os dados preliminares da primeira etapa realizada com aplicação de formulário eletrônico apontou que dos alunos que cursaram somente a etapa de Reforço Escolar, 36% ingressaram na universidade. Enquanto os alunos que cursaram o Reforço Escolar e Acompanhamento no Ensino Médio, tiveram 81% de ingresso nas universidades.

Agora a pesquisa avança para a fase qualitativa, que com auxílio da professora e doutora em Estudos de Linguagem, Aline Javarini visa realização de Grupo Focal e entrevistas semiestruturadas com os próprios alunos egressos que participaram da primeira etapa.

Compartilhe

Posts Relacionados

Inscrições abertas para o Programa Fortalecendo Trajetórias 2024

Estão abertas de 01 a 21 de abril as inscrições para a 1ª fase do Programa Fortalecendo Trajetórias. Ao todo,...

Fortalecendo Trajetórias: ampliando possibilidades de escolhas

Em 2024, o Fortalecendo Trajetórias tem o maior número de ingressantes  desde a sua criação. Sophia Sousa, 14 anos, é...

Rumo a Brasília

Ansiosa, feliz, grata. É com um misto de sentimentos e expectativas que Maria Eduarda Silva, 14 anos, se prepara para...