Construindo sonhos

Natalia Santos, 20 anos, conheceu o IJCA em 2013, quando participou do Reforço Escolar, preparatório do programa Fortalecendo Trajetórias. Moradora do bairro Sacramento, em São Gonçalo, ela estudava na Escola Municipal Manuel de Abreu e recebeu da instituição indicação para participar do Reforço, iniciando assim sua aproximação com o IJCA. “Desde então, comecei a me interessar e conhecer um pouco mais dos projetos que o Instituto oferecia”, lembra.
Anos depois, foi a indicação de uma amiga que a motivou a participar do processo seletivo para Jovem Aprendiz. Já com 18 anos, ela conta que inicialmente estava interessada na área de Administração, mas resolveu pesquisar mais a fundo as outras opções ofertadas pelo IJCA no âmbito do programa Oficina do Ensino, que tem foco na qualificação profissional. A escolha pela área de Logística foi determinante para os próximos passos que estava por dar.
Natalia se formou em Operações Logísticas em 2019. Para ela, o instituto busca profissionalizar os jovens para o mercado de maneira humanizada e afetiva. Além disso, o processo formativo abre espaço para atividades que incentivam o desenvolvimento de jovens lideranças. “No Instituto, e apenas quem viveu as emoções vão saber, há várias iniciativas que colocam os jovens como verdadeiros líderes, onde nós mesmos organizamos eventos, produzimos palestras com apresentações de temas variados, representação de turma, todos esses pontos e mais alguns, colaboram para o nosso desenvolvimento e preparação mental e profissional”, ressalta Natália.
Atualmente, Natalia é colaboradora do Grupo JCA, atuando no setor de Suprimentos, seu primeiro emprego formal. “Apesar de sermos jovens e não termos tantas experiências, nós podemos ser os criadores de nossas histórias. O IJCA me conduziu a acreditar nisso. A busca por profissionalização vem de maneira fluida e sadia com o andamento do curso, com essa experiência linda que tive durante as aulas no IJCA, percebi que é possível alcançarmos o sucesso”, afirma.
A formação em Operações Logística despertou em Natália o desejo de continuar atuando na área. Por isso, esse ano ela iniciou o Curso de Tecnologia em Logística, na Universidade Veiga de Almeida. “Através do Instituto, das aulas e conhecimentos adquiridos com a equipe, sentia vontade de me desenvolver mais e mais, foi onde tive “gás” para me empenhar ao máximo nas tarefas exercidas na empresa e no curso em geral, que acarretaram boas experiências, feedbacks e crescimento profissional”, lembra. Ela destaca que a vivência na empresa foi determinante para a escolha da formação na universidade. “Além das aulas, com a vivência que tive na empresa fui conhecendo mais área e os processos e me identificando bastante com o decorrer dos processos e atribuições. O setor de Suprimentos era onde me sentia em casa na vivência e até hoje”, afirma.
Além do trabalho, da universidade e do curso de inglês, Natália ainda encontra tempo para apoiar a irmã em um projeto social que distribui comida para pessoas em situação de rua. Quando questionada sobre os planos para o futuro, ela resume: “planejo conquistar a tão sonhada independência financeira, investir bastante, ser fluente em Inglês para que seja possível viajar com frequência e trabalhar fazendo aquilo que mais me identifico, dessa forma, irei conhecer novos países e culturas me divertindo com a profissão que eu gosto”, destaca.

Compartilhe

Posts Relacionados

Inscrições abertas para o Programa Fortalecendo Trajetórias 2024

Estão abertas de 01 a 21 de abril as inscrições para a 1ª fase do Programa Fortalecendo Trajetórias. Ao todo,...

Fortalecendo Trajetórias: ampliando possibilidades de escolhas

Em 2024, o Fortalecendo Trajetórias tem o maior número de ingressantes  desde a sua criação. Sophia Sousa, 14 anos, é...

Rumo a Brasília

Ansiosa, feliz, grata. É com um misto de sentimentos e expectativas que Maria Eduarda Silva, 14 anos, se prepara para...