Formação para o trabalho em pauta

Com a proposta de promover diálogos sobre formação e trabalho para a juventude, o Instituto JCA realiza uma série de lives no Instagram do IJCA com o tema “Oportunidade de formação e trabalho para a juventude no território”. A primeira foi realizada em 26 de maio e contou com a participação de Gleyce Figueiredo, diretora de Pesquisa, Extensão e Assistência Estudantil do IFRJ campus São Gonçalo; Vicente Oliveira, diretor de Implantação do Campus Itaboraí e de Projetos de Sustentabilidade do IF Fluminense; Michelle de Oliveira Abraão, coordenadora de Extensão do IFRJ campus Niterói. A mediação foi realizada por Wilson Vasconcelos, analista de projetos do IJCA.

Na live, disponível no perfil do Instagram do IJCA, os convidados abordaram como funcionam os processos seletivos das organizações, as políticas de acesso e permanência dos estudantes e como enxergam a formação voltada para o mundo do trabalho. “Foi extremamente importante para nós fazer parte do encontro, por ser uma ação que contribui objetivamente para que jovens e adultos conheçam os Institutos Federais e, mais especialmente, acessem a educação pública, gratuita e de qualidade para todos e todas da região”, afirma Michele Abrão.

O IFRJ Niterói tem sede no bairro do Sapê, em Niterói. Oferece formações nas modalidades técnico integrado com o ensino médio (Informática e Administração); técnico concomitante ou subsequente ao ensino médio e pós-graduação. Já o campus São Gonçalo do IFRJ, localizado em Neves, oferece ensino médio com técnico integrado em Química e Administração; técnico concomitante ou subsequentes ao ensino médio em Segurança do Trabalho e uma especialização em História e cultura afro-brasileira. Já a nova unidade do IF Fluminense em Itaboraí está com campus em obra e tem previsão de inauguração ainda em 2021. A unidade fica localizada no bairro Nova Cidade, região central do município. O campus terá uma estrutura física completa com auditório, biblioteca, laboratórios e quadra coberta e formações voltadas para o setor de Energia.

A segunda live foi realizada dia 29 de junho e participaram Daniela Araújo, coordenadora da ONG BemTV Educação e Comunicação e Roseane Nobre, coordenadora voluntária do Coletivo Ponte Cultural. Elas abordaram os programas e projetos das organizações e as principais ações em meio a pandemia.

Daniela apresentou a BemTV, organização que atua desde 1992 com educação e comunicação. Desenvolve projetos na área com jovens de diferentes territórios de Niterói e São Gonçalo, com formações nas áreas de aplicativo, fotografia e audiovisual. Atualmente está em andamento a Agência Jovens Comunicadores, na qual jovens passam por um processo de formação baseado em comunicação comunitária, produz conteúdo e distribui para os seus pares.

Já o Coletivo Ponte Cultural Coletivo Ponte Cultural é um movimento social que surgiu em 2016 e tem sua atuação voltada para promoção da inclusão social através da democratização do acesso à cultura e à educação. O coletivo atua em Itaboraí e recebe alunos de São Gonçalo, Rio Bonito e Niterói. São oferecidas oficinas de formação em audiovisual, fotografia, música, artesanato entre outras atividades. Roseane contou também que está em fase de finalização o filme Proteção, do cineasta Alberto Sena e que o coletivo está diretamente envolvido nas mobilizações nacionais relacionadas à aprovação das leis emergenciais para o setor cultural.

Nas próximas lives, o IJCA pretende convidar outras organizações parceiras e empresas que contratam jovens para discutir as principais mudanças no perfil profissional devido a pandemia. “As lives são importantes para promover discussões sobre educação e trabalho e apresentar as instituições que estão atuando na ponta para ampliar as oportunidades para os jovens. Para o IJCA é uma excelente oportunidade de apresentar nossos parceiros e nos aproximarmos ainda mais das organizações que, assim como nós, tem como foco a juventude fluminense”, afirma Wilson Vasconcelos, analista de projetos do IJCA e mediador das lives.

Assista às lives em nosso INSTAGRAM

Compartilhe

Posts Relacionados

Inscrições abertas para o Programa Fortalecendo Trajetórias 2024

Estão abertas de 01 a 21 de abril as inscrições para a 1ª fase do Programa Fortalecendo Trajetórias. Ao todo,...

Fortalecendo Trajetórias: ampliando possibilidades de escolhas

Em 2024, o Fortalecendo Trajetórias tem o maior número de ingressantes  desde a sua criação. Sophia Sousa, 14 anos, é...

Rumo a Brasília

Ansiosa, feliz, grata. É com um misto de sentimentos e expectativas que Maria Eduarda Silva, 14 anos, se prepara para...