Motivação que leva além

Vitor 2.2

Vitor Luiz Pessôa, 29 anos, acredita que a determinação é uma meta de vida, com consciência de que o caminho para se alcançar os sonhos é árduo. Não à toa, sua trajetória é marcada por conquistas. Ex-aluno do IJCA, Vitor fez curso profissionalizante em Administração em 2011, 10 anos atrás. Hoje, ele é professor e cursa sua segunda graduação em Psicologia na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Morador do Caramujo, bairro vizinho à sede do IJCA em Niterói, Vitor conheceu o IJCA através de amigos que já tinham feito cursos na organização e recomendaram a instituição. Além do interesse em se qualificar para o mercado, ele via no instituto uma oportunidade. “A principal motivação em realizar a formação no IJCA, fora de ter oportunidade de conhecer melhor e, talvez, ser um colaborador da Auto Viação 1001. Por morar próximo à empresa, sempre desejei trabalhar nela. E, via no IJCA uma porta de entrada”, explica.  Pelo empenho e dedicação ao longo do curso, ao finalizar a formação Vitor teve duas oportunidades de acessar o mercado de trabalho. “Fui chamado a ser colaborador da empresa Michellan e Auto Viação 1001. Optei pela 1001, em que passei dois anos na empresa, com duas promoções internas”, conta Vitor.

Entre os principais aprendizados na formação, Vitor destaca o que impulsiona sua vida profissional até hoje: o pensamento empreendedor. “Aprendi no IJCA a não me acomodar e conformar com o suposto destino reservado para mim. Ora, por morar em comunidade, infelizmente, acredita-se que não é possível alcançar lugares mais altos,” afirma o jovem, complementando: “se eu tivesse que definir a minha trajetória no IJCA, até hoje, em uma palavra, esta seria ‘resiliência’. Palavra muito em voga nos últimos tempos, mas que retrata com exatidão a minha trajetória: capacidade de me adaptar às mudanças e contextos não favoráveis.

Vitor conta que a passagem pelo IJCA marcou sua vida profundamente, tanto pelas oportunidades que acessou, quanto pela inspiração do Sr. Jelson da Costa Antunes, nosso fundador. “Todos os aprendizados no curso, sobretudo o de olhar os sonhos como um empreendimento, me fizeram ter muita motivação para conquistar as coisas. A exemplo do Sr.Jelson, busquei ser incansável na realização do que sempre quis para a minha vida. Ainda estou no caminho, mas feliz em cada conquista”, declara Vitor.

Para o futuro, o jovem deseja ajudar as pessoas a olharem as oportunidades que são oferecidas. “Por essa razão, tenho um sonho em fazer parte da equipe IJCA, como professor, e, pelo testemunho e bagagem de estudos, ajudar as pessoas a verem que são capazes”, afirma.

Compartilhe

Posts Relacionados

Controladoria no terceiro setor

Confira o artigo de Ricardo Garcia, coordenador de planejamento financeiro do IJCA publicado na Revista Filantropia, que teve como tema...

Instituto JCA realiza 14ª Mostra de Trabalhos com turmas do Programa Oficina do Ensino

No dia 16 de agosto, a partir das 08h30, o Instituto JCA realiza presencialmente a 14ª Mostra de Trabalhos. A...

Novas experiências na área de Beleza e Empreendedorismo

Hellen Costa, 23 anos, é moradora do Morro do Céu,em Niterói, é mãe de João Guilherme (6 anos), Aylla Maryelle...