Motivação que leva além

Vitor Luiz Pessôa, 29 anos, acredita que a determinação é uma meta de vida, com consciência de que o caminho para se alcançar os sonhos é árduo. Não à toa, sua trajetória é marcada por conquistas. Ex-aluno do IJCA, Vitor fez curso profissionalizante em Administração em 2011, 10 anos atrás. Hoje, ele é professor e cursa sua segunda graduação em Psicologia na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Morador do Caramujo, bairro vizinho à sede do IJCA em Niterói, Vitor conheceu o IJCA através de amigos que já tinham feito cursos na organização e recomendaram a instituição. Além do interesse em se qualificar para o mercado, ele via no instituto uma oportunidade. “A principal motivação em realizar a formação no IJCA, fora de ter oportunidade de conhecer melhor e, talvez, ser um colaborador da Auto Viação 1001. Por morar próximo à empresa, sempre desejei trabalhar nela. E, via no IJCA uma porta de entrada”, explica.  Pelo empenho e dedicação ao longo do curso, ao finalizar a formação Vitor teve duas oportunidades de acessar o mercado de trabalho. “Fui chamado a ser colaborador da empresa Michellan e Auto Viação 1001. Optei pela 1001, em que passei dois anos na empresa, com duas promoções internas”, conta Vitor.

Entre os principais aprendizados na formação, Vitor destaca o que impulsiona sua vida profissional até hoje: o pensamento empreendedor. “Aprendi no IJCA a não me acomodar e conformar com o suposto destino reservado para mim. Ora, por morar em comunidade, infelizmente, acredita-se que não é possível alcançar lugares mais altos,” afirma o jovem, complementando: “se eu tivesse que definir a minha trajetória no IJCA, até hoje, em uma palavra, esta seria ‘resiliência’. Palavra muito em voga nos últimos tempos, mas que retrata com exatidão a minha trajetória: capacidade de me adaptar às mudanças e contextos não favoráveis.

Vitor conta que a passagem pelo IJCA marcou sua vida profundamente, tanto pelas oportunidades que acessou, quanto pela inspiração do Sr. Jelson da Costa Antunes, nosso fundador. “Todos os aprendizados no curso, sobretudo o de olhar os sonhos como um empreendimento, me fizeram ter muita motivação para conquistar as coisas. A exemplo do Sr.Jelson, busquei ser incansável na realização do que sempre quis para a minha vida. Ainda estou no caminho, mas feliz em cada conquista”, declara Vitor.

Para o futuro, o jovem deseja ajudar as pessoas a olharem as oportunidades que são oferecidas. “Por essa razão, tenho um sonho em fazer parte da equipe IJCA, como professor, e, pelo testemunho e bagagem de estudos, ajudar as pessoas a verem que são capazes”, afirma.

Compartilhe

Posts Relacionados

Inscrições abertas para o Programa Fortalecendo Trajetórias 2024

Estão abertas de 01 a 21 de abril as inscrições para a 1ª fase do Programa Fortalecendo Trajetórias. Ao todo,...

Fortalecendo Trajetórias: ampliando possibilidades de escolhas

Em 2024, o Fortalecendo Trajetórias tem o maior número de ingressantes  desde a sua criação. Sophia Sousa, 14 anos, é...

Rumo a Brasília

Ansiosa, feliz, grata. É com um misto de sentimentos e expectativas que Maria Eduarda Silva, 14 anos, se prepara para...