Em setembro, mais de 80 jovens celebraram a finalização de ciclos formativos ofertados de forma virtual no âmbito do programa Oficina do Ensino. Os cursos marcaram as primeiras experiências com formações online e o início da retomada para o formato presencial. “Diante de um momento desafiador, conseguimos nos adaptar para ofertar formações de forma virtual, zelando pela qualidade e a nossa essência. A equipe trabalhou muito para que os jovens tivessem a melhor formação, sendo acompanhados em todas as etapas. Agora, nos preparamos para a retomada, com uma turma presencial e as próximas sendo pensadas em formato híbrido”, explica Maysa Gil, coordenadora de projetos do IJCA.
O curso livre de Auxiliar Administrativo com ênfase em Atendimento ao Cliente e o de Auxiliar de Operações Logísticas tiveram início em abril deste ano. Com aulas de segunda a sexta-feira em formato totalmente virtual, os jovens passaram por 303 horas de formação, envolvendo Língua Portuguesa, Matemática, Cidadania e Ética, Oficinas de Pesquisas e Projetos e Projeto de Vida, além dos módulos com conteúdos específicos de cada área.
Ao longo das formações, os alunos participaram de uma série de atividades e encontros com profissionais do mercado com o objetivo de contribuir para ampliação do autoconhecimento e dos conhecimentos acerca das possibilidades de inserção no mundo do trabalho no cenário atual. A Currículo da Vida, organização que tem como um dos pilares democratizar e ampliar o acesso ao serviço de Orientação Profissional e de Carreira no Brasil, realizou a atividade “Escolhas Profissionais e possibilidades de entrada no mercado de trabalho” para as duas turmas. Eles receberam orientações sobre construção de currículo, entrevistas de emprego e tipos de vínculos de trabalho.
As turmas também participaram do ciclo de palestras “Atividades Técnicas: conexão empresas x processos”, com profissionais da Buslog, Grupo JCA e Ambev. A proposta foi colocar os alunos em contato com profissionais de áreas relacionadas aos cursos, para compartilharem suas experiências profissionais e caminhos de desenvolvimento de carreira, além de apresentar a atuação das empresas que trabalham e um panorama do setor.
Trilha Tecnológica
Em parceria com a Recode, organização que usa a tecnologia para gerar oportunidades e estimular a transformação social, 20 jovens participaram da Trilha Tecnológica IJCA + Recode. Ao longo de dois meses, eles fizeram os cursos Ferramentas Digitais para o Trabalho, Tecnologias para o Futuro, e Reprogramando o Futuro.
A formação utiliza a metodologia de aprendizado da Recode, que tem como proposta habilitar o indivíduo a ser um “reprogramador” da sua realidade. Com a parceria, o IJCA se configura como um Centro de Empoderamento Digital e passa a fazer parte da rede Recode, que reúne organizações de todo o país. “Usamos a tecnologia como meio para gerar oportunidades de desenvolvimento, empregabilidade, e retorno aos estudos e acesso ao universo do empreendedorismo para todas e todos. Cada vez mais presente na vida desse público, a tecnologia é a linguagem que nos permite desenvolver as novas competências”, explica Renata de Jesus Araújo, analista de Relacionamento da Recode.
(Re)Conquista: primeira etapa concluída
Os alunos do curso Desenvolvimento Humano, Elétrica Veicular e Empreendedorismo finalizaram a primeira etapa da formação. O curso é oferecido no âmbito do (Re)Conquista, co-realizado pelo Stone Impacta – braço de desenvolvimento social da Stone – e Banco da Providência, com o apoio do Instituto Phi. A segunda fase, iniciada em 20 de setembro, tem como foco a qualificação profissional em Elétrica Automotiva. “ A primeira fase do projeto reconquista foi ótima! Celebramos a formação de 25 alunos. Nesta fase a metodologia 3 Fases do Banco da Providência apresenta elementos didáticos que visam entender a realidade do aluno e o seu meio, além de propor orientações e dinâmicas que reforçam o desenvolvimento humano e cidadão. A fase 2 começou no dia 20 de setembro com a formação de elétrica básica veicular, com aulas teóricas e práticas, além de um suplemento de capacitação para o trabalho”, explica Wilson Vasconcelos, analista de projetos sociais do IJCA.