Guia reúne as principais políticas e ações de acesso ao ensino superior

Você conhece as oportunidades oferecidas pelas universidades do Rio de Janeiro? O Guia de Acesso e Permanência nas Universidades foi lançado em uma live no YouTube, no dia 09 de fevereiro. O material inédito reúne informações sobre vestibulares em todo o estado,  políticas de Assistência Estudantil presente nas principais universidades do estado e tem o objetivo de ser uma referência na garantia à uma educação de qualidade e de mobilidade social para os jovens estudantes que vivem em vulnerabilidade social.

Para a transmissão ao vivo, foram convidados Kenia de Oliveira, Analista de Projetos do IJCA, Giselle Pinto, Assistente Social e Pesquisadora organizadora do Guia, Rita de Cássia Rissi, Diretora de Pesquisa, Extensão e Assistência Estudantil do IFRJ Campus São Gonçalo, Joelson Santiago, Coordenador da sede Regional Rio de Janeiro do EDUCAFRO Brasil e Fabbi Silva, Coordenadora de Mobilização da Casa Fluminense. 

O gonçalense, ativista pelos direitos da juventude e estudante universitário, Claudionei Abreu, mediou o encontro. Ele classificou o Guia como empoderador: “Quando a gente empodera, mostramos para esses jovens que eles podem ocupar esse espaço, permanecer lá e conquistar tudo que eles querem”. 

O Guia de Acesso e Permanência nas Universidades serve como fonte de pesquisa e democratiza informações essenciais, tanto para os jovens que estejam em busca do caminho universitário, quanto aos que já acessaram o ensino superior e conhecem as  oportunidades e programas de incentivo existentes.  

“A gente acredita que informação garante poder, por isso estar bem alfabetizado é importante, por isso o letramento é importante. Ao acessar a informação de qualidade, a informação correta, você vai saber o seguinte: o que eu poderia ou deveria estar recebendo e não estou? Onde o meu direito está sendo cerceado? Então o nosso objetivo é fazer com que essa informação correta, de qualidade e organizada chegue para esse jovem onde ele estiver’, explica Giselle Pinto. 

O que eu encontro no Guia de Acesso e Permanência?

O Guia tem mais de 140 páginas e está distribuído em 15 tópicos, entre eles: assistência estudantil, principais programas e bolsas, restaurantes universitários, moradia e apoio acadêmico.

Ele apresenta as principais  políticas públicas, programas, projetos e ações que vêm sendo elaboradas e implementadas no Estado do Rio de Janeiro e em alguns municípios sobre Pesquisa, Assistência Estudantil, Saúde, Esporte, Cultura, Moradia e Transporte.

O lançamento do E-book “Guia de Acesso e Permanência nas Universidades” faz parte da primeira etapa de divulgação, o próximo passo prevê sua distribuição em pré-vestibulares sociais, escolas públicas e organizações sociais feita de forma presencial por jovens do próprio Instituto

Acesse gratuitamente o “Guia de Acesso e Permanência nas Universidades”, através do site www.ijca.org.br

Compartilhe

Posts Relacionados

Fortalecendo Trajetórias: ampliando possibilidades de escolhas

Em 2024, o Fortalecendo Trajetórias tem o maior número de ingressantes  desde a sua criação. Sophia Sousa, 14 anos, é...

Rumo a Brasília

Ansiosa, feliz, grata. É com um misto de sentimentos e expectativas que Maria Eduarda Silva, 14 anos, se prepara para...

Juventude, educação e mundo do trabalho

Anualmente, formam-se mais de 300 jovens no Instituto JCA.  São adolescentes em busca de ampliação de possibilidades no campo educacional...