IJCA e Bem TV: parceria com foco na juventude

Alinhadas com o propósito de fortalecer trajetórias juvenis no território, o Instituto JCA e Bem Tv irão atuar em parceria no projeto Olho Vivo, que tem como objetivo estimular jovens a experimentarem a área de comunicação a partir da valorização da cultura local e da produção de conteúdos nas suas diferentes formas e expressões. A proposta irá atender até 90 jovens moradores da Microrregião 8, que corresponde aos bairros Baldeador, Caramujo, Santa Bárbara e Viçoso Jardim, em Niterói.

O projeto está em fase de captação via Lei de Incentivo à Cultural de Niterói. Para Maysa Gil, coordenadora executiva do IJCA, as duas organizações compartilham um olhar para o território com foco no pleno desenvolvimento da juventude e ampliação suas oportunidades. “Esta parceria tem como resultado a viabilização de um projeto que contribui para a juventude do entorno do IJCA. Um dos nossos papéis foi o de mobilizar recursos via nossa rede de relacionamento. Sediaremos a iniciativa e apoiaremos para a expansão junto às escolas públicas próximas ao instituto”, firma Maysa Gil, coordenadora executiva do IJCA.

A Bem TV surgiu em 1990 como uma organização civil sem fins lucrativos que recorre à comunicação e a educação como ferramentas para comprometer jovens com a construção de uma sociedade solidária. A organização, situada em Niterói, atua diretamente em processos pedagógicos no campo da comunicação para a garantia de direitos de jovens de classes populares. Desde sua fundação, acumula premiações de reconhecimento em ações do terceiro setor. “Acho que o nosso maior ponto de intercessão e de aproximação vem desse objetivo que é de contribuir com a formação plena desses jovens, abrindo possibilidade e buscando formações em diversas áreas que possam colaborar com essa rede de proteção de adolescentes e jovens das regiões mais frágeis da nossa cidade”, destaca Daniela Araújo, coordenadora executiva da Bem TV.

As duas organizações já estiveram lado a lado na em outras ações, como no Conselho Municipal de Juventude e no movimento #TamoJunto9ºano. Destaque para a iniciativa Central Solidaria de Oportunidades, plataforma online de currículos criada pela Bem TV e compartilhada com o IJCA, que utiliza no programa Oficina do Ensino como para inclusão, atualização e encaminhamentos de currículos. “Um termo de cooperação foi celebrado tendo por objeto o desenvolvimento de ações em parceria, visando o compartilhamento do sistema Central Solidaria de Oportunidades – CSO de modo facilitar a inserção no mercado de trabalho dos jovens concluintes dos cursos profissionalizantes” explica Wilson Vasconcellos, analista de projetos no Instituto JCA.

 

Demandas do território

A parceria entre o Instituto JCA e a Bem TV para a viabilização do projeto Olho Vivo partiu da observação atenta das duas organizações às demandas locais. Em 2017, foi criado o Fórum Microrregião 8 em Niterói, com objetivo de buscar diálogos e alternativas para reverter o quadro de graves problemas sociais na região. Participam deste espaço de discussão lideranças comunitárias, moradores, estudantes, pesquisadores e organizações sociais, entre elas o Instituto JCA. Daniela Araújo ressalta a importância de se trabalhar pela garantia dos direitos juvenis nesta região. “Então trabalhar a comunicação como forma de incidência política em um território como este é mais do que urgente, é uma exigência de políticas públicas para a juventude.  A iniciativa é extremamente importante para gente envolver o jovem na garantia dos seus direitos”, destaca.

O projeto tem a previsão de ser executado no segundo semestre deste ano. Para celebrar a parceria e inaugurar a fase de divulgação e formação de turmas, será realizada no Instituto JCA a exposição “15 anos de Projeto Olho Vivo”. A iniciativa é parte do processo formativo do projeto Olho Vivo, que desde 2003 oferece formação gratuita para adolescentes e jovens em fotografia. Em 15 anos, o projeto já formou centenas de jovens nas mais diversas áreas da comunicação, como fotografia, produção audiovisual e mídias digitais.

Compartilhe

Posts Relacionados

13ª Mostra de Trabalhos - Habilidades Jovens

Confira a publicação do IJCA sobre a 13ª Mostra de Trabalhos que teve como tema “Habilidades dos Jovens”. O material...

 Instituto JCA presente na posse do Comitê de Participação Adolescente no CEDCA/RJ

Em Assembléia Extraordinária, adolescentes do Comitê de Participação Adolescente (CPA), tomaram posse no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e...

Nova Lei de Cotas

Em um país com altos índices de desigualdade social, a Política de Cotas foi implementada em 2012 como um dos...