Informativo especial IJCA – Combate ao coronavírus

Compartilhamos com os jovens e famílias atendidas pelo IJCA um informativo especial com medidas pare enfrentamento e combate do coronavírus. Confira:

Informativo para famílias – medidas de combate e enfrentamento ao coronavírus

Nossas trajetórias se cruzaram ao longo do tempo e em momentos desafiadores como esse, é muito importante estarmos ainda mais juntos. A equipe do IJCA está pesquisando e traçando estratégias para apoiar as famílias e jovens no enfrentamento a essa pandemia. Este boletim foi criado para compartilharmos informações e nos aproximarmos ainda mais. Leia abaixo:

 

Coronavírus

O COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo novo coronavírus, identificado pela primeira vez em dezembro de 2019, na China. Pode ser transmitido de pessoa para pessoa, geralmente após contato próximo com um paciente infectado, por exemplo, em casa, no local de trabalho ou em um centro de saúde.

⚠Estejam atentos as recomendações dos órgãos de saúde e fiquem em CASA o máximo que puder. Veja abaixo algumas orientações:

?Lave as mãos com água e qualquer sabão ou detergente. O ideal é esfregar toda a mão, incluindo punhos, unhas e espaços entre os dedos. ??
?Cômodos e banheiros devem ser limpos todos os dias e as suas superfícies devem ser desinfetadas com álcool 70% ou água sanitária. ?
? Se precisar utilizar transporte público, quando sair do ônibus ou van, tente procurar um local para lavar as mãos e sempre evitar tocar no rosto até limpá-las. Nos transportes que têm janelas, mantê-las sempre abertas.?
?Se tiver que ir à rua, evitar contato físico com outras pessoas e lembra-se de manter distância de pelo menos 1 metro, inclusive quando for se comunicar;❌
? Ao voltar para casa, não toque em qualquer coisa antes de lavar as mãos e retirar as roupas e sapatos usados, não misturando com roupas limpas nem deixando em locais de uso comum da casa; ??

Sintomas

Os sintomas mais comuns da COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem ter dores, congestão nasal, dor de garganta ou diarreia. A orientação dos órgãos de saúde é ir ao hospital apenas em caso de urgência.
?Só procurar qualquer serviço de saúde – clínica da família, UBS, USF, policlínicas e hospitais – se faz algum tratamento naquele lugar que não pode parar, como hemodiálise, quimioterapia etc. – ou se estiver sentindo algo realmente urgente. ?
?Os serviços de saúde são os lugares para onde vão as pessoas doentes, então é um dos lugares com maior chance de você pegar coronavírus nesse momento.?
?Se estiver com algum sintoma do Coronavírus só vá a unidade de saúde em caso grave. Verifique com a Prefeitura do seu município se a sua cidade tem um centro de referência para tratamento. ‼

Precisa de Informações?

☎Disque 160 – Central telefônica do Governo do Estado do Rio de Janeiro para atendimento sobre o Covid-19. Ao ligar para o 160, é possível tirar dúvidas sobre sintomas e sobre quando é o momento certo de buscar uma unidade de saúde!
☎Disque 136 – Central telefônica do Ministério da Saúde com informações e orientações sobre saúde.

?Esse informativo foi criado para as famílias e jovens atendidos diretamente pelo Instituto JCA. Se você tiver alguma dúvida sobre a pandemia e seus desdobramentos, podemos tentar auxiliar com o apoio dos nossos parceiros. Vamos receber todas as perguntas e transformar em conteúdos nos nossos próximos informativos, combinado? Se você tem alguma dúvida ou uma demanda muito específica, entre em contato com o analista de referência do programa:
Fortalecendo Trajetórias: Kenia Costa
Oficina do Ensino: Elen Alves

Acompanhe também os conteúdos que compartilharemos em nossas redes socais:
Instagram: @instituto.jca
Facebook: facebook.com/institutojca

Fonte: Retiramos essas informações do site do Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde e do guia Orientações para favelas e Periferias da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade.
Seja responsável, não compartilhe Fake News.

 

Informativo Especial IJCA – Março 2020

Compartilhe

Posts Relacionados

Inscrições abertas para o Programa Fortalecendo Trajetórias 2024

Estão abertas de 01 a 21 de abril as inscrições para a 1ª fase do Programa Fortalecendo Trajetórias. Ao todo,...

Fortalecendo Trajetórias: ampliando possibilidades de escolhas

Em 2024, o Fortalecendo Trajetórias tem o maior número de ingressantes  desde a sua criação. Sophia Sousa, 14 anos, é...

Rumo a Brasília

Ansiosa, feliz, grata. É com um misto de sentimentos e expectativas que Maria Eduarda Silva, 14 anos, se prepara para...