Instituto JCA inicia 2023 na vice-presidência do CMDCA

O Instituto JCA foi eleito Vice-Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Niterói (CMDCA). A indicação ao cargo veio através da participação e colaboração do Instituto no Conselho, enquanto conselheiro municipal na gestão 2021-2022, no qual é devidamente registrado com programas e projetos voltados para o público infanto-juvenil. 

Em sua nova posição, o foco está na atuação em conjunto, não somente com o papel de substituir a presidência na ausência desta, mas contribuindo para o fortalecimento das ações coletivas e das instituições que atuam junto ao CMDCA. A organização se propõe também a colaborar, de forma efetiva, com o  monitoramento e controle social da política municipal dos direitos da criança e do adolescente.

Kenia Oliveira, analista de projetos do IJCA e assistente social, representará o IJCA na Vice-Presidência até 2024, como conselheira titular e assessora pedagógica do IJCA Fernanda Figueiredo como suplente. A trajetória do instituto no CMDCA de Niterói começou através dos parceiros que atuam junto a ele em outras frentes. Na sua chegada, iniciou as atividades na Comissão de Monitoramento e acompanhou o status, junto a outros membros do conselho, do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência e Abuso Sexual contra a Criança e Adolescente. 

Durante sua participação nos debates sobre a liberação do fundo CMDCA, a assessoria jurídica do Instituto auxiliou voluntariamente, com orientações ao grupo, a partir do aparato legal, e esclarecendo dúvidas sobre o tema. “Continuamos hoje cumprindo o papel de zelar pelos direitos das crianças e adolescentes de forma muito ética e efetiva, agora na vice-presidência do conselho”, explica Kenia. 

Compartilhe

Posts Relacionados

Inscrições abertas para o Programa Fortalecendo Trajetórias 2024

Estão abertas de 01 a 21 de abril as inscrições para a 1ª fase do Programa Fortalecendo Trajetórias. Ao todo,...

Fortalecendo Trajetórias: ampliando possibilidades de escolhas

Em 2024, o Fortalecendo Trajetórias tem o maior número de ingressantes  desde a sua criação. Sophia Sousa, 14 anos, é...

Rumo a Brasília

Ansiosa, feliz, grata. É com um misto de sentimentos e expectativas que Maria Eduarda Silva, 14 anos, se prepara para...