Instituto JCA presente na posse do Comitê de Participação Adolescente no CEDCA/RJ

Em Assembléia Extraordinária, adolescentes do Comitê de Participação Adolescente (CPA), tomaram posse no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-RJ), no dia 31 de janeiro, em cerimônia realizada na Biblioteca Parque Estadual, no centro do Rio de Janeiro.

Ao todo, foram empossados 25 adolescentes que hoje representam além do âmbito municipal, os Direitos da Criança e do Adolescente na esfera estadual. “Está sendo uma novidade porque agora são mais adolescentes e a gente está conhecendo mais os nossos direitos e trabalhando juntos para defender esses direitos e pensar no que queremos para o nosso futuro”, argumentou Sophia Rosa, 14, estudante da escola Escola Municipal Darcy Ribeiro e participante do Preparatório Escolar, em 2023, no Instituto JCA.

Além da Sophia, tomaram posse outros sete adolescentes que participaram do Programa Fortalecendo Trajetórias, são eles:
Any Beatriz Abreu (Escola Municipal José de Anchieta) 
Estephany Freire (Escola Municipal José de Anchieta) 
Isabela Rodrigues (Escola Estadual Doutor Memória)
Isabelle Faeda  (CIEP 050 Pablo Neruda)
Maria Eduarda Silva (Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia)
Nelson Machado (Escola Municipal José de Anchieta) 
Pietra Mendes (Escola Estadual Doutor Memória)

Durante a cerimônia, os integrantes do CPA compartilharam a retrospectiva do ano de 2023, sinalizando conquistas e desafios. Na oportunidade, foi apresentada por eles uma carta manifesto ao CEDCA RJ, solicitando respostas sobre a utilização de recursos do fundo orçamentário para garantir o direito à participação dos adolescentes nos encontros e reuniões. No período da tarde, os adolescentes empossados tiveram o primeiro encontro de integração e planejamento das atividades para 2024, refletindo sobre diversos direitos da criança e do adolescente, através do jogo “JogueEca”

O processo de escolha do CPA no CEDCA/RJ se deu a partir do edital de chamamento público divulgado nas mídias digitais no CEDCA/RJ. Participaram do processo adolescentes que atuam em uma instituição ou movimento social, no CMDCA (Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente), em uma escola com atuação de grêmio ou que integram espaços de participação. 

Compartilhe

Posts Relacionados

13ª Mostra de Trabalhos - Habilidades Jovens

Confira a publicação do IJCA sobre a 13ª Mostra de Trabalhos que teve como tema “Habilidades dos Jovens”. O material...

Nova Lei de Cotas

Em um país com altos índices de desigualdade social, a Política de Cotas foi implementada em 2012 como um dos...

Dedicação em família para ampliar oportunidades

As passagens de alunos pelos programas e projetos ofertados pelo IJCA ampliam possibilidades de trajetórias pessoais, sociais e familiares. A...