Instituto JCA realiza lançamento de Guia de Acesso e Permanência

REF2

O Instituto JCA  promove em 09 de fevereiro o lançamento do Guia de Acesso e Permanência Estudantil. Com a proposta de reunir informações que facilitem o caminho do jovem até a universidade, o material inédito que contou com a participação de Giselle Pinto, Assistente Social e Pesquisadora Organizadora, será publicamente divulgado em live no canal do Instituto JCA no YouTube a partir das 10h.

“Nós vemos, que o estudante já percebeu que ao ingressar em uma faculdade ele precisa de apoio e de ajuda para percorrer o caminho universitário. Então o Guia tem esse objetivo de diminuir o caminho do estudante com as informações.”, pontua Giselle.

O documento prevê um conteúdo dividido em duas partes: o período de acesso e o de permanência na graduação. Na fase de entrada, o conteúdo reunirá informações com foco no público jovem, especialmente, para estudantes concluintes do ensino médio, com abordagens sobre o acesso às universidade públicas e privadas através dos principais programas do Governo Federal, e explicação acerca do sistema de cotas e seu público alvo.

 Já na fase de permanência na universidade, o(a) jovem receberá conteúdo sintetizado sobre o Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), que visa auxiliar a permanência de estudantes com baixa renda em cursos presenciais de graduação nas instituições federais de ensino superior. Com estas informações o(a) estudante terá acesso à bolsas, auxílios e programas de assistência estudantil que estão na cobertura de sua instituição, nas áreas de: moradia estudantil; alimentação; transporte…etc.

“É muito importante a criação deste guia porque os estudantes das classes mais pobres chegam nesses espaços sendo os primeiros da família mas sem saber como se manter, enfrentando dificuldades…então acredito que o guia vai ser fundamental para estes alunos e para aqueles que estarão acessando estes espaços pela primeira vez. Eu acredito que daqui a alguns anos nós vamos ver o reflexo dessa iniciativa na vida dos jovens.”, afirmou o jovem Claudioney Abreu, estudante de Jornalismo, Letras Português/Literatura e Gestão Pública.

O Guia de Acesso e Permanência é uma iniciativa do Instituto JCA, organização que atua com foco na promoção de acesso à  educação de qualidade aos jovens de origem periférica do leste fluminense, realizado juntamente com a pesquisadora Giselle Pinto. A previsão de lançamento será em 09 de fevereiro de 2023.

Compartilhe

Posts Relacionados

Seminário promove debates sobre os Fundos da Infância e da Adolescência

Evento realizado por organizações da sociedade civil de Niterói busca instigar ações de política pública O seminário “Estratégias para a...

Programa Oficina do Ensino: Inscrições abertas para cursos livres 2024.2

Estão abertas até 03 de junho, ou até atingirem o número máximo de inscritos, as inscrições para cursos livres gratuitos...

Conheça o “Se liga no Ensino Médio”

“Sinceramente, eu não conhecia nenhuma dessas escolas públicas de ensino médio até entrar no Reforço Escolar”, afirma Nelson Machado, hoje...