Instituto JCA realiza Papo Literário com autor gonçalense Rodrigo Santos

No dia 25 de agosto estreamos o Papo Literário com o autor gonçalense Rodrigo Santos. A atividade aconteceu no auditório do Instituto JCA e contou com a presença de alunos  do programa Fortalecendo Trajetórias e do Programa Oficina do Ensino, além de parte da equipe e responsáveis dos estudantes. 

Durante o evento, Rodrigo relembrou os bastidores por trás de ‘Fogo na Encruzilhada’,  livro lançado em meados de 2022 pela editora Periferias. A obra é uma continuação do romance ‘Macumba’, onde uma série de assassinatos em centros de Umbanda e terreiros de Candomblé são desvendados pelo detetive Ramiro, personagem central da trama que se passa na cidade de São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro. Ramiro, além de investigador é cristão e se vê mais uma vez num impasse entre forças que fogem da sua compreensão, desta vez na defesa da camada mais invisível da sociedade: pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social. 
A proposta do Papo Literário é aproximar os jovens da literatura através de obras recentes, que trazem temáticas como trajetória profissional e questões sociais vividas em ambientes semelhantes aos que eles têm contato. Sobre retratar sua vivência e origem através da escrita, Rodrigo comenta:  “Eu escrevo para falar de onde eu venho, as minhas histórias e para que o meu leitor de alguma maneira se modifique. Não quero salvar o mundo, quero que alguma coisa que eu escreva consiga se conectar com algo que este leitor já tem e assim fazer um movimento maravilhoso.”

Compartilhe

Posts Relacionados

Trajetória fortalecida: do IJCA à Viação Catarinense

Quando começou o curso de Elétrica e Refrigeração Veicular do Programa Oficina do Ensino, em 2022, Caio Ferreira da Silva,...

13ª Mostra de Trabalhos: Habilidades Jovens

Em sua 13ª edição, a Mostra de Trabalhos foi realizada presencialmente na sede do IJCA, em 22 de setembro. Tendo...

Vivência cultural aliada à formação profissional 

Com a proposta de contribuir com o aprendizado e ampliar possibilidades para além da formação, alunos do Programa Oficina do...