Vivência Profissional: A parceria de empresas do Grupo JCA nos cursos de qualificação profissional


Sendo parte da formação nos cursos do Programa Oficina do Ensino, a prática da Vivência Profissional é a última etapa de todos os cursos de qualificação oferecidos na Oficina do Ensino.

A apresentação do ciclo de vivência profissional 2022, foi realizada na garagem do Caju, em 23 de agosto, na presença de gestores e colaboradores da BusLog e das garagem Auto Viação 1001 (Caju e Maruí). A apresentação, conduzida pela Analista de Projetos do IJCA, Elen Alves, buscou destacar a importância do apoio e parceria das empresas nesta etapa de formação.

“As empresas do grupo JCA não só configuram como maiores parceiros na abertura de seus setores e cessão de profissionais para a supervisão dos nossos jovens na Vivência Profissional, como também são as empresas que mais contratam os jovens formados pelo IJCA. A importância desta parceria é poder oportunizar aos nossos alunos contato com o  Mundo do Trabalho antes da formação para agregar em seu aprendizado e escolha de carreira. E é na Vivência Profissional  que o aluno tem o aprofundamento dos conteúdos trabalhados durante a formação, o que possibilita uma inserção qualificada no mercado de trabalho.”, ressaltou a analista.

Atualmente, o Instituto JCA conta com três cursos em andamento: Elétrica Básica e Refrigeração Veicular, Auxiliar de Operações Logísticas e Auxiliar Administrativo com ênfase em atendimento ao cliente. Com a finalização das formações, a previsão é de que as três turmas, em períodos diferentes, e executando funções de acordo com sua formação, tenham durante um mês a oportunidade de atuar de maneira prática na área.

“Tenho expectativas de que seja qual for a empresa que eu faça a Vivência Profissional, eu possa pôr em prática todo aprendizado e executar minhas funções com profissionalismo. E claro, que a experiência possa acrescentar tanto em minha formação como as aulas externas na garagem do Caju acrescentaram.”, afirmou o aluno Júlio Rodrigues, aluno de Elétrica Básica e Refrigeração Veicular.

A Vivência Profissional pode ser a oportunidade para abrir as portas de ingresso no mercado de trabalho. Para Leonardo Rodriguês, supervisor de manutenção na Auto Viação 1001, Maruí, a oportunidade prática pode ser o divisor de águas para aqueles que souberem aproveitar. “Dizendo por mim, que fiz o curso no IJCA de Mecânica a Diesel no IJCA, depois ingressei no Grupo JCA como jovem aprendiz e fui evoluindo na profissão. Essa é a chance de ter um diferencial na carreira. Acredito que é na vivência prática que eles devem mostrar o interesse, dedicação e disponibilidade, quem souber aproveitar, tem grandes chances de se desenvolver mais na área.”, finalizou.

Compartilhe

Posts Relacionados

Inscrições abertas para o Programa Fortalecendo Trajetórias 2024

Estão abertas de 01 a 21 de abril as inscrições para a 1ª fase do Programa Fortalecendo Trajetórias. Ao todo,...

Fortalecendo Trajetórias: ampliando possibilidades de escolhas

Em 2024, o Fortalecendo Trajetórias tem o maior número de ingressantes  desde a sua criação. Sophia Sousa, 14 anos, é...

Rumo a Brasília

Ansiosa, feliz, grata. É com um misto de sentimentos e expectativas que Maria Eduarda Silva, 14 anos, se prepara para...