Intercâmbio e participação social de adolescentes

O IJCA recebeu o 3º Encontro Presencial do Comitê de Participação Adolescente (CPA) do Conselho Estadual de Defesa da Criança e Adolescente (Cedca) no dia 14 de dezembro. Adolescentes de sete cidades do estado do Rio de Janeiro participaram de rodas de diálogos e trocas sobre suas experiências em espaços de participação social, debatendo seus desafios e conquistas. “A cada encontro esses jovens vêm se fortalecendo e se desenvolvendo. Não é só ‘vamos dar voz aos adolescentes’. Eles têm o direito à participação e é isso que a gente está fazendo aqui hoje, respeitando o direito de participação e presença”, afirma Marcia Gatto, conselheira estadual.

Daniel Oliveira, morador de Padre Miguel, na Zona Oeste do Rio, é mobilizador pela “Rede Não Bata, Eduque” e integrante do Comitê de Participação da Criança e  Adolescente, do Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente. Ele compartilhou reflexões sobre suas vivências e reafirmou como tem aprendido neste local de reivindicação de direitos.  “O CPA cria exatamente esse espaço, que entende que somos seres humanos que precisam ser ouvidos com dignidade e dá esse poder para entender que também somos autônomos para compartilhar nossas próprias vivências e lutar por nossos direitos”, afirma. 

No período da tarde, o grupo realizou uma visita a exposição “Aqui é o Palácio – memórias de vidas e lutas” no centro cultural MACquinho e conheceram o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) e o Forte de Boa Viagem. 

CPA Niterói

Adolescentes que fazem parte do CPA Niterói estiveram presentes na atividade. Para elas, foi uma oportunidade de compartilhar como foi o processo de criação do comitê na cidade e aprender mais com seus colegas. “Esse encontro foi uma experiência incrível, porque eu pude ver que outras pessoas, para além de Niterói, também participam, se interessam, querem realmente fazer a diferença”, afirma a estudante Estephany Marinho, 14 anos.

Em Niterói, o CPA teve deliberação aprovada de forma unânime em assembleia do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) no mês de novembro e  publicado no Diário Oficial da cidade em 25/11. “Eu avalio como uma conquista para as crianças e adolescentes da cidade de Niterói ter a representatividade a partir do seu grupo social. Porque um conselho da criança e do adolescente que não tem essa representatividade, acredito que fique esvaziado. Eu acredito que estão ocupando  o seu espaço, o seu lugar de fala e podem se posicionar a partir da institucionalização do comitê de participação de adolescentes”, afirma Kenia Oliveira, analista de projetos do IJCA e representante da instituição no CMDCA Niterói.

Compartilhe

Posts Relacionados

Inscrições abertas para o Programa Fortalecendo Trajetórias 2024

Estão abertas de 01 a 21 de abril as inscrições para a 1ª fase do Programa Fortalecendo Trajetórias. Ao todo,...

Fortalecendo Trajetórias: ampliando possibilidades de escolhas

Em 2024, o Fortalecendo Trajetórias tem o maior número de ingressantes  desde a sua criação. Sophia Sousa, 14 anos, é...

Rumo a Brasília

Ansiosa, feliz, grata. É com um misto de sentimentos e expectativas que Maria Eduarda Silva, 14 anos, se prepara para...