Programas e projetos: ciclos formativos concluídos em 2023

Fazer a diferença na sua comunidade, promover o desenvolvimento social, econômico e humano, e olhar para as gerações que estão em formação. Essas foram as inspirações que guiaram o Instituto JCA, que em 2023 recebeu mais de 400 alunos em formação nos programas Fortalecendo Trajetórias, Oficina do Ensino e no programa (Re)Conquista.

O ciclo do Programa Oficina do Ensino, que tem foco na capacitação e qualificação profissional, neste ano formou 142 jovens nos cursos Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Operações Logísticas, Auxiliar de Manutenção Veicular, Atendimento ao cliente com foco na experiência do cliente, Logística de administração de materiais e no curso Trilha Tecnológica, voltado para o aprendizado básico em tecnologia, com parceria da Recode. Ao todo, foram realizadas seis formações, que se dividiram entre ensino presencial e híbrido, com destaque para duas turmas composta exclusivamente por alunos residentes do território vizinho ao Instituto.

Bruna Viégas, 24 anos, foi aluna do curso de Auxiliar Administrativo e comemora o encerramento do ano com a conquista da vaga como Auxiliar Administrativo no Integra (Grupo JCA). “Esse é meu primeiro emprego! Me sinto realizada, o curso me abriu portas para acreditar que tudo é possível. Agora espero evoluir profissionalmente e até cursar a faculdade.”, concluiu.

Juventude e educação de qualidade

Potencializar o acesso à educação de qualidade, é o que está no cerne do Fortalecendo Trajetórias, programa permanente de apoio e acompanhamento social e pedagógico. Dividido em duas fases, a iniciativa, neste ano, introduziu mais uma etapa, com objetivo de preparar ainda mais adolescentes que vivem o período de transição do ensino fundamental para o ensino médio. No Reforço Escolar, fase inicial que tem foco no reforço do ensino aprendizagem, foram ofertadas 125 vagas para estudantes do 9º ano e 1º do ensino médio. Dessas vagas, 67 adolescentes avançaram para a etapa do Preparatório Escolar, que visa preparar os alunos para os futuros exames de escolas públicas de qualidade. Como resultado parcial, tem-se a aprovação de 11 alunos nos campi do IFRJ de São Gonçalo e Niterói, com previsão de novas classificações no início do próximo ano. 

 Na fase de Acompanhamento Pedagógico e Social, o programa teve como destaque a composição de todos os 43 alunos matriculados em escolas de ensino médio público de qualidade. Nesta etapa os jovens são orientados durante todo percurso estudantil e direcionados rumo à universidade. “Nossa intenção é mostrar que é possível ocupar aquele espaço público que oportuniza educação e desenvolvimento da capacidade cognitiva para além da sala de aula”, destacou a analista de projetos Kenia Oliveira.

Beleza e empreendedorismo 

A formação com foco no empreendedorismo e geração de renda de mulheres do território foi realizada pelo segundo ano consecutivo. O curso em Desenvolvimento Humano, Capacitação em Tranças e Empreendedorismo é oferecido em correalização entre Banco da Providência e Stone Impacta, com apoio do Instituto Phi. Ao todo, foram 31 formados no programa, que teve realização de quatro meses.  A iniciativa composta por três fases, oferece ao fim do curso um recurso financeiro às dez alunas com maior destaque no processo formativo, como forma de apoiar a implementação do novo negócio.

O ciclo inclui também uma etapa de mentoria de projeto, em que os alunos são acompanhados durante seis meses no desenvolvimento de seus empreendimentos. A moradora do Caramujo, território vizinho do Instituto, Marcelle Oliveira, foi uma das mulheres formadas e contempladas pelo aporte. “O instituto foi essencial na minha formação não só como profissional e sim como pessoa também. Eu vejo que se não tivesse tido essa oportunidade se ser selecionada e participar nada que vivo hoje como trancista seria possível”, explicou.

Compartilhe

Posts Relacionados

13ª Mostra de Trabalhos - Habilidades Jovens

Confira a publicação do IJCA sobre a 13ª Mostra de Trabalhos que teve como tema “Habilidades dos Jovens”. O material...

 Instituto JCA presente na posse do Comitê de Participação Adolescente no CEDCA/RJ

Em Assembléia Extraordinária, adolescentes do Comitê de Participação Adolescente (CPA), tomaram posse no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e...

Nova Lei de Cotas

Em um país com altos índices de desigualdade social, a Política de Cotas foi implementada em 2012 como um dos...