Jovens do #TamoJunto9ano exibem vídeo participativo nas escolas

Escolas de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí receberam, entre novembro e dezembro, exibições do vídeo participativo ‘Direito à educação”, do movimento #TamoJunto9ºano.  Ao todo foram oito apresentações com cerca de 200 alunos. Conduzida por adolescentes do 8º e 9º ano que fazem parte da iniciativa, as exibições foram seguidas de uma dinâmica criada pelos próprios jovens para fomentar o debate acerca do tema.

Adolescentes do preparatório do Instituto JCA, da Escola Municipal José de Anchieta (Niterói); Ciep 415 Miguel de Cervantes (Itaboraí) e Escola Municipalizada Guaxindiba (São Gonçalo) participaram das exibições. Para Cassia Allen, pedagoga na Escola José de Anchieta, os alunos receberam bem a atividade e fizeram observações interessantes durante a dinâmica de grupo. “A exibição do vídeo promove a socialização e desperta o interesse em também participar, ampliando o número de estudantes sensibilizados no processo. Observei a felicidade dos alunos no dia da apresentação do vídeo. A desenvoltura e o orgulho de compartilhar o trabalho onde foram os protagonistas”, afirma.

Nesta escola, foi realizada uma exibição especial para o corpo docente, que teve a oportunidade de conhecer o movimento #TamoJunto9º ano e dialogar com os jovens sobre a proposta do vídeo. “Na apresentação da minha escola o que mais me surpreendeu foi quando apresentamos para os professores. Eles apresentaram seus pontos de vista sobre questões relacionadas a educação pública e percebi que o ponto de vista deles é muito parecido com o meu. Foi um momento de muito aprendizado para mim”, destacou o estudante Brenno Alves, 14 anos.

Vídeo participativo é uma metodologia de produção audiovisual em que um grupo está diretamente envolvido em todas as etapas e o foco está no processo de aprendizado. O eixo Comunicação do movimento TamoJunto9ºano utiliza essa metodologia, com a facilitação da Paiol Cultural, para criar um espaço de expressão juvenil, onde os próprios adolescentes podem refletir e criar conteúdo audiovisual sobre educação. Para Kenia Lopes, analista de projetos do IJCA, a atividade contribui diretamente para o desenvolvimento da autonomia dos alunos. “O vídeo participativo estimula o aprendizado a partir de diferentes linguagens e maneiras de fazer de forma interativa. Desperta a curiosidade para o aprofundamento do tema que será abordado, o que estimula a busca pelo conhecimento. Além disso, contribui para o desenvolvimento da coletividade, pois todas as etapas são realizadas em grupo e, também, cria vínculos entre as pessoas.”, afirma.

O grupo que conduz as exibições é formado por 15 jovens de diferentes escolas públicas , que se revezaram nas apresentações. Além das exibições,  os adolescentes estão em processo de finalização do próximo vídeo, que terá como tema a importância dos professores. Para a realização do processo como um todo, são realizados encontros para discussão da pauta, gravação e edição participativa, em que são valorizados o conhecimento que cada um já tem e o trabalho colaborativo. “Gostei da ideia de mostrarmos nossa opinião. Nós escolhemos o tema, todos colaboraram com seus pontos de vistas e argumentos. Apesar de eu ter vergonha de fazer entrevistas, consegui e fui muito elogiada. Estou levando como experiência de vida todo o conhecimento que adquiri com as entrevistas,’’ afirma Júlia Maciel, 15 anos, aluna do Ciep 415 Miguel de Cervantes.

Compartilhe

Posts Relacionados

Controladoria no terceiro setor

Confira o artigo de Ricardo Garcia, coordenador de planejamento financeiro do IJCA publicado na Revista Filantropia, que teve como tema...

Instituto JCA realiza 14ª Mostra de Trabalhos com turmas do Programa Oficina do Ensino

No dia 16 de agosto, a partir das 08h30, o Instituto JCA realiza presencialmente a 14ª Mostra de Trabalhos. A...

Novas experiências na área de Beleza e Empreendedorismo

Hellen Costa, 23 anos, é moradora do Morro do Céu,em Niterói, é mãe de João Guilherme (6 anos), Aylla Maryelle...