Para compreender a situação dos ex-alunos no mercado de trabalho e traçar suas trajetórias após a finalização dos cursos do programa Oficina do Ensino, o Instituto realizou a Pesquisa de Sondagem 2.0. O levantamento contactou um total de 541 ex-alunos de dez diferentes cursos. A partir de um conjunto de perguntas estruturadas, a pesquisa levantou informações detalhadas da situação dos jovens que passaram por formações no IJCA entre 2014 e 2017. “A Pesquisa Sondagem é uma forma de ouvir os alunos, estabelecendo respostas e gerando resultados em conjunto com a sociedade, explica Wilson Vasconcelos, analista de projetos do IJCA.
As ex-alunas Aline de Jesus, Eduarda Costa, Pâmela Matias e Alessandra Mello foram responsáveis pela condução da pesquisa e apresentaram o documento na Semana da Aprendizagem, evento realizado pelo Instituto JCA no início de novembro. A pesquisa foi realizada entre os dias 22 de agosto e 5 de outubro. As jovens entraram em contato com os ex-alunos através de telefone, WhatsApp e Facebook e aplicaram um questionário padrão. “Buscamos entender se o instituto trás resultados positivos para esses ex-alunos, visando sempre uma melhoria contínua. Perguntamos sobre suas experiências profissionais após IJCA, quais áreas, se continuam estudando, ou seja, queremos entender a trajetória desse jovem”, explica Eduarda Costa, ex-aluna de Funilaria e Pintura.
Entre os principais resultados da pesquisa, está o de que 64% dos ex-alunos entrevistados estão inseridos no mercado de trabalho, levando em média quatro meses e meio para ingressarem no mercado de trabalho. “O processo de entrada dos jovens no mercado de trabalho é normalmente definido por períodos mais longos de desemprego e por uma recorrente rotatividade até a obtenção de uma ocupação’’, enfatiza Wilson Vasconcelos. A partir disso, também é possível refletir sobre os desafios que surgem acerca da qualificação profissional de jovens na região metropolitana. Segundo dados do IBGE deste ano, o desemprego entre os jovens de 18 a 24 anos chega a aproximadamente 26%, porcentagem superior a taxa geral no país, de 12,4%.
A pesquisa ainda sinaliza que cerca de 85% dos ex-alunos afirmaram que as disciplinas sugeridas pelo Instituto JCA contribuíram com o seu desenvolvimento profissional. Aline de Jesus, que cursou de Auxiliar Administrativo, ressalta que, mesmo após anos de conclusão dos cursos, alguns ex-alunos citaram nomes de professores e conteúdos que contribuíram para sua formação cultural e pessoal. “Uma coisa muito interessante é que a grande maioria dos ex-alunos contatados citou o Projeto de Vida como um diferencial. Garantem que foi algo que marcou diretamente a vida deles’’, assegura.
Em 2015, foi realizada a primeira Pesquisa de Sondagem com os ex-alunos do Oficina do Ensino com o objetivo de investigar a trajetória dos jovens que concluíram os cursos de Mecânica, Elétrica, Pintura, Funilaria e Auxiliar Administrativo entre os anos de 2012 e 2014. A pesquisa compreendeu as etapas de levantamento de dados e seleção da amostra, contato telefônico para elaboração de questionário contendo perguntas abertas e fechadas e a análise dos resultados. A metodologia utilizada foi a amostra aleatória estratificada. Após definir um número total de jovens que passaram pelas formações do IJCA, subdivide-se o número total em grupos, com base características importante para o estudo, tais como idade, sexo, distribuição geográfica. “Selecionamos aleatoriamente os pessoas em cada grupo. Foi então que definimos uma amostra aleatória estratificada de 259 jovens, levando em consideração o curso e do sexo, com o intervalo de confiança de 95%”, explica Wilson.