Juventude e o mundo do trabalho

Qualificação profissional

“Atualmente eu só estudo, mas estou em busca de um emprego e a minha intenção mesmo é focar no curso, me profissionalizar, já sair com uma profissão e tudo bem encaminhado”. O relato do jovem Paulo Richard Silva, 25 anos, ilustra uma demanda recorrente da juventude, a qualificação para o mundo do trabalho. Paulo Richard hoje é aluno do curso  de Auxiliar de Manutenção Veicular e se dedica para alcançar a sua meta.  

Oportunizar capacitação profissional, encaminhar para o mundo do trabalho, formar um profissional estão entre os objetivos do Instituto JCA para os jovens que ingressam no Oficina do Ensino, que visa além de uma capacitação profissional, o desenvolvimento pessoal do jovem e apoio na construção de um projeto de vida. Atualmente, participam do programa 154 alunos, divididos em seis turmas, entre os cursos Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Operações Logísticas, Auxiliar de Manutenção Veicular e Trilha Tecnológica. 

Assim como Paulo Richard, muitos jovens chegam à sede do Instituto JCA com a mesma expectativa de ingresso no mundo do trabalho após a formação. Dados da Pesquisa de Sondagem do Instituto JCA de 2020, mostram que dentre 205 alunos ingressantes nos cursos do Programa Oficina do Ensino, 78% dos homens e quase metade das mulheres conseguiram ingressar no mundo do trabalho após a formação.

Nas formações ofertadas pelo IJCA,  além da formação teórica e prática gratuita, os alunos ainda são estimulados a participar de atividades técnicas, palestras, construção do projeto de vida, e claro, da fase de vivência profissional, momento em que os jovens vão para sede de empresas parceiras e têm a oportunidade de estar em contato com o mundo do trabalho que proporciona experiências qualitativas.

“Nesse aspecto, o Grupo JCA se configura como o maior parceiros na abertura de seus setores e cessão de profissionais para a supervisão dos nossos jovens na Vivência Profissional, como também são as empresas que mais contratam os jovens formados pelo IJCA. A importância desta parceria é poder oportunizar aos nossos alunos contato com o  Mundo do Trabalho antes da formação para agregar em seu aprendizado e escolha de carreira. , pontuou a analista de projetos, Elen Alves.

Compartilhe

Posts Relacionados

Oficina do Ensino 2024.2: Confira o resultado da 1ª etapa do processo seletivo de cursos livres

Confira o resultado da primeira etapa do processo seletivos para os cursos livres em Auxiliar de Mecânica a Diesel e...

Instituto JCA no Programa Globo Comunidade

No ano em que celebra 20 anos de existência, o Instituto JCA foi pauta do Globo Comunidade, da TV Globo,...

Inscrições abertas para cursos livres remotos - ensino à distância do Programa Oficina do Ensino

Estão abertas até 21 de junho, ou até atingirem o número máximo de inscritos, as inscrições para cursos livres remotos...