Mundo acadêmico ao alcance da juventude popular

parceria JA


O ingresso em uma universidade pública é um grande sonho para muitas pessoas. Somente em 2023, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registrou 3,9 milhões de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). No trajeto entre o sonho e a realização, muitos jovens passam pelas dúvidas e preocupações que envolvem a entrada no ensino superior, vividas principalmente por jovens oriundos da rede pública de ensino e de classes populares.

Pensando em como apoiar ainda mais jovens na jornada rumo à graduação, o Instituto Jelson da Costa Antunes se une a JA Rio de Janeiro em uma parceria estratégica que objetiva ampliar a disseminação do Guia Acesso e Permanência nas Universidades. O material informativo reúne em um único documento informações importantes sobre o universo acadêmico, com o objetivo de ser uma referência na garantia à uma educação de qualidade e de mobilidade social para os jovens estudantes que vivem em vulnerabilidade social. 

O Guia organiza de forma bem completa e atualizada o conjunto de políticas, programas, projetos e ações que vêm sendo elaboradas e implementadas nas principais universidades públicas e privadas no Estado do Rio de Janeiro e em alguns municípios. A parceria prevê que o material produzido pelo IJCA alcance ainda mais pessoas, sobretudo alunos do ensino médio e o público presente nos pré-vestibulares comunitários.

Além do material digital, o projeto também inclui oficinas presenciais e online sobre os temas presentes do guia, realizadas de forma gratuita para escolas, pré-vestibulares sociais e organizações sociais. Para realizar o agendamento, basta solicitar a atividade clicando aqui e aguardar o contato da equipe.
 
Ambas organizações trazem em sua essência o desejo de potenciar trajetórias jovens através da educação, visando estimular o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais. “Esta parceria estratégica com o IJCA reforça a nossa missão de inspirar e preparar a próxima geração para que tenha sucesso em uma economia global, tendo em vista a importância que o Ensino Superior tem na jornada pessoal e profissional de uma pessoa”, destacou Rafael Coelho, coordenador de Marketing na JA Rio de Janeiro.

Ações em parceria 

A parceria firmada entre IJCA e a JA Rio de Janeiro, que integra a rede global centenária Junior Achievement, considerada por cinco anos consecutivos uma das cinco organizações sociais mais impactantes do mundo e indicada duas vezes ao Prêmio Nobel da Paz (2022 e 2023), teve como primeira ação estratégica a realização da live #EuNaFacul. O encontro teve como proposta responder, com base no conteúdo presente no Guia, as principais dúvidas que envolvem o ENEM, Sisu, Fies, Prouni, auxílios, bolsas e programas de acesso estudantil.

A professora e mãe de alunas do IJCA, Anaciê Gonoring, juntou-se a Giselle Pinto, pesquisadora e organizadora do Guia, às jovens universitárias Samara Vitória e Suellen Andrade, que atuam na disseminação do material em escolas e pré-vestibulares da região Metropolitana do Leste Fluminense do Rio, e ao jovem universitário Eduardo Almeida, que esteve na condução do evento. A iniciativa foi a primeira de uma série de conteúdos previstos para tornar ainda mais ampla a divulgação e adesão do público a esse material de apoio.

Para baixar gratuitamente o Guia, clique aqui.

Compartilhe

Posts Relacionados

Oficina do Ensino 2024.2: Confira o resultado da 1ª etapa do processo seletivo de cursos livres

Confira o resultado da primeira etapa do processo seletivos para os cursos livres em Auxiliar de Mecânica a Diesel e...

Instituto JCA no Programa Globo Comunidade

No ano em que celebra 20 anos de existência, o Instituto JCA foi pauta do Globo Comunidade, da TV Globo,...

Inscrições abertas para cursos livres remotos - ensino à distância do Programa Oficina do Ensino

Estão abertas até 21 de junho, ou até atingirem o número máximo de inscritos, as inscrições para cursos livres remotos...