Parcerias que fortalecem

Em parceria com o Instituto JCA, a startup Currículo da Vida realizou nos dias 15 e 16 de junho a atividade “Escolhas Profissionais e possibilidades de entrada no mercado de trabalho”. A ação foi voltada para alunos das turmas de Auxiliar Administrativo e Auxiliar em Operações Logísticas, do programa Oficina do Ensino.

A atividade foi conduzida no formato online e os principais temas abordados foram o mundo do trabalho atual, construção de currículo, entrevista de emprego, vínculos formal e informal de trabalho, redes sociais como o Instagram e Linkedin e qualificação profissional. Para Andressa Costa, aluna do curso de Auxiliar em Operações Logísticas, a ação teve grande impacto no seu processo de formação. “Essa atividade mudou minha vida. Eu descobri coisas que estava fazendo errado, aprendi a cuidar do meu perfil lá no LinkedIn, que eu já tinha, mas não costumava usar. Percebi o quão importante ele é e já estou colocando em prática os aprendizados”.

Andressa, moradora de Itaboraí, conta que já foi jovem aprendiz do setor de Almoxarifado da Auto Viação 1001 e está participando do curso porque quer aprender mais sobre a área. Para ela, a atividade superou as expectativas. “Foi um encontro maravilhoso. Aprendi muito e os conteúdos que mais me interessaram foram sobre montagem do currículo, sobre a carta de apresentação, que tinha muitas dúvidas e sobre o próprio Linkedin. Foram várias dicas e conselhos valiosos que a Luara, Felipe e também a Maysa nos deram durante a atividade. Estou confiante que quando esse curso terminar eu vou ter muito sucesso na minha vida profissional”, afirma.

Para Felipe Dinardi, CEO e fundador da Currículo da Vida, foi gratificante ouvir as histórias dos jovens e poder contribuir com informações a respeito do mercado de trabalho. “Sentimos que os jovens ficaram muito à vontade para perguntar e expor suas dúvidas, o que contribuiu muito para o dinamismo das atividades.”, observa Dinardi.

A Currículo da Vida é uma startup que nasceu em maio de 2020 e tem como fundadores Felipe Dinardi, Luara Carvalho e Roger Guimarães, sócios que se uniram em prol do sonho de democratizar e ampliar o acesso ao serviço de Orientação Profissional e de Carreira no Brasil. “Somos uma plataforma online que tem como objetivo conectar profissionais que realizam o serviço de Orientação Profissional e de Carreira à pessoas interessadas em tomarem melhores decisões de carreira, seja para fazer uma escolha profissional, seja para fazer uma transição de carreira ou até mesmo para fazer um planejamento de carreira”, explica Dinardi.

Para Elen Alves, analista de projetos do IJCA, a atividade contribuiu com a formação dos jovens ao disponibilizar informações atualizadas para apoiá-los em sua primeira inserção ou recolocação no mercado de trabalho. “Parcerias como essa fortalecem as nossas formações e ampliam as possibilidades de os jovens conhecerem outros profissionais, ampliarem suas redes de contato e de entrarem em contato com informações qualificadas e relevantes sobre mercado de trabalho. Acredito que os temas trabalhados nas atividades serão muito importantes para ajudá-los a conquistarem uma vaga no mercado formal de trabalho ou no planejamento de negócios autônomos para geração de renda”, destaca a analista.

Compartilhe

Posts Relacionados

Inscrições abertas para o Programa Fortalecendo Trajetórias 2024

Estão abertas de 01 a 21 de abril as inscrições para a 1ª fase do Programa Fortalecendo Trajetórias. Ao todo,...

Fortalecendo Trajetórias: ampliando possibilidades de escolhas

Em 2024, o Fortalecendo Trajetórias tem o maior número de ingressantes  desde a sua criação. Sophia Sousa, 14 anos, é...

Rumo a Brasília

Ansiosa, feliz, grata. É com um misto de sentimentos e expectativas que Maria Eduarda Silva, 14 anos, se prepara para...