Próxima parada: rumo à universidade

Gabrielle

A caminho do mundo da graduação. É assim que a estudante Gabrielle Castro se sente neste momento. A jovem, de 18 anos, celebra a conquista do terceiro lugar na vaga para o curso de Geografia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). “Eu me sinto muito feliz por ter conquistado a tão sonhada vaga no ensino superior! A minha caminhada durante o ano de vestibular foi bem difícil e várias foram as vezes que pensei em desistir, e é justamente por isso que valorizo a minha entrada para a universidade”.

Gabrielle participa do programa Fortalecendo Trajetórias desde 2019. Na época, a jovem cursava o 9º ano do ensino fundamental no Colégio Estadual Professora Antonieta Palmeira, localizada em São Gonçalo.  Ela conta como o Instituto pôde apoiar sua trajetória. “Em diversos momentos, o IJCA  fez parte da força que eu precisava para não desistir, agradeço a consultora pedagógica Therezinha Doin pelas palavras de ânimo e encorajamento e ao IJCA porque através dele tive a oportunidade de ter um ótimo ensino, de conhecer professores incríveis que me inspiraram a seguir a carreira nessa profissão”,afirmou. 

A vontade de cursar Geografia nasceu, como ela mesma disse, por meio do amor pela matéria. “Desde o 6° ano do ensino fundamental, eu era apaixonada por essa matéria. Quando eu entrei para o 2° ano do Ensino Médio, o meu interesse pela área só aumentou, e eu percebi que tudo ligado à Geografia não era uma obrigação, mas sim um prazer!”, relatou a jovem.

Recém formada no ensino médio do Colégio Santa Mônica, em São Gonçalo, Gabrielle relembra como foram os últimos meses, antes da aprovação.”O meu maior desafio era lidar com o cansaço. A minha  rotina do pré vestibular era bem corrida em diversos sentidos. Eu acordava às 5 da manhã, pegava dois ônibus até chegar ao colégio, onde eu passava boa parte do meu dia, e depois eu ia para casa a estudava o resto do dia”, relembrou, Gabrielle.

Agora, prestes a iniciar a jornada acadêmica, a futura professora em Geografia recorda quais foram os seus principais incentivos para chegar até a universidade e que também, serão na conquista do sonho do mestrado e doutorado em Geografia. “O meu maior incentivo para vencer tudo isso era me imaginar lecionando Geografia nas escolas e sendo feliz através da minha profissão, além de dar orgulho a minha família.”, finalizou.

Compartilhe

Posts Relacionados

Confira o resultado final do processo seletivo para cursos remotos (ensino à distância)

Atenção! Saiu o resultado do Processo Seletivo para cursosremotos em Administração de Materiais e Técnicas de Atendimento do programa Oficina...

Conexão IJCA e Alemanha

Oceanógrafa, mestre em geociências e recém empreendedora, Francielly Monteiro viu na educação a porta para alcançar seus objetivos. A jovem,...

IJCA leva Guia Acesso e Permanências para escolas e pré-vestibulares

No ano em que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), registra mais de cinco milhões de inscrições – o...