Alunos do Reforço Escolar visitam o IFRJ campus São Gonçalo

WhatsApp Image 2022-10-25 at 16.52.48

Nos dias 6 e 11 de outubro, os alunos das turmas remotas e presenciais do Reforço Escolar visitaram o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, campus São Gonçalo. Os jovens conheceram as instalações da escola, que conta com laboratórios de química, biblioteca, quadra esportiva e espaços de lazer.


O tour pelo colégio é fruto da parceria entre o Instituto JCA e o IFRJ que permite a aproximação dos jovens com o ambiente da escola federal e apoia os alunos na ampliação de perspectivas e no incentivo aos estudos. Gleyce Figueiredo, assistente social e atual diretora geral do campus, comentou sobre o acompanhamento do Instituto JCA com os jovens: “O Instituto JCA faz um trabalho de fortalecer a educação pública. A gente vive uma crise no ensino médio há alguns anos, quando o jovem olha uma instituição como o IFRJ e o Colégio Pedro II, que tem uma referência de qualidade no ensino médio, ele consegue vislumbrar uma outra possibilidade, um futuro possível.”

Após a visita guiada por alunos do IFRJ, professores e responsáveis pela Direção de Assistência Estudantil, Pesquisa e Extensão, os alunos do Reforço Escolar relataram que se sentiram incentivados a participarem do processo seletivo. Sarah Ferreira, aluna de 16 anos do Reforço Escolar, discursou: “Gostei da escola, da experiência, da forma que os alunos tratam a gente e claro, do ensino dele (IFRJ) que é maravilhoso. Vai ser ótimo pra mim, até mesmo no futuro, aprender outras coisas para um futuro melhor.”

Telma Fagundes, que faz parte da direção de Assistência Estudantil, Pesquisa e Extensão, falou sobre as contribuições que a visita ao campus leva aos alunos: “Ver as salas de aula, os laboratórios e os espaços que eles vão poder participar, faz eles se sentirem mais pertencentes, tira do abstrato e trás para o concreto. Para além disso, eles virem aqui e ter contato com os estudantes, oferece um outro tipo de conexão que a gente como adulto não tem. Eles veem que temos uma escola muito agregadora e diversa.”

Compartilhe

Posts Relacionados

Oficina do Ensino 2024.2: Confira o resultado da 1ª etapa do processo seletivo de cursos livres

Confira o resultado da primeira etapa do processo seletivos para os cursos livres em Auxiliar de Mecânica a Diesel e...

Instituto JCA no Programa Globo Comunidade

No ano em que celebra 20 anos de existência, o Instituto JCA foi pauta do Globo Comunidade, da TV Globo,...

Inscrições abertas para cursos livres remotos - ensino à distância do Programa Oficina do Ensino

Estão abertas até 21 de junho, ou até atingirem o número máximo de inscritos, as inscrições para cursos livres remotos...