Foco no aprendizado e aperfeiçoamento da profissão.

entrevista-philipe

Conhecimento, aprendizado e aperfeiçoamento. Philipe Ribeiro, 37 anos, morador do bairro Caramujo, em Niterói, divide seu dia em duas ocupações principais: trabalhar e estudar. O rapaz é sócio de uma oficina mecânica de carros, trabalha como motorista de aplicativo em parte do dia e, atualmente, também é estudante do curso livre Desenvolvimento Humano, Elétrica Veicular e Empreendedorismo, oferecido no âmbito do (Re)Conquista, programa co-realizado pelo Stone Impacta – braço de desenvolvimento social da Stone – e Banco Da Providência, com o apoio do Instituto Phi. A oportunidade de aprofundar conhecimentos e se aperfeiçoar em sua própria área de serviço foi o estímulo que despertou o interesse de Philipe pela formação. “Através de um amigo, que divulgou o curso, fiquei sabendo das vagas. Por já ser sócio de uma oficina de mecânica automotiva em geral, penso que será um excelente passo para agregar na minha área”, explica. 

O fato de trabalhar em uma oficina faz com que Philipe atue diretamente com uma série de serviços mecânicos. No entanto, ele observou que não ter uma formação em Elétrica Veicular estava sendo um limitador. “Trabalho com mecânica em geral, funilaria e estética automotiva e espero adquirir todo conhecimento sobre elétrica automotiva para não precisar terceirizar a mão de obra em elétrica e atender todas as áreas”, afirma. 

Philipe iniciou a segunda fase do curso, que justamente tem foco na qualificação profissional e duração de um mês e meio. Em seguida, os alunos seguem para terceira e última etapa do curso que abordará o tema Empreendedorismo. Mesmo que ainda falte um tempo para o encerramento, ele diz já conseguir aplicar no seu trabalho os aprendizados. “Já está ajudando muito no andamento de nosso negócio, a primeira fase [do curso] abriu bastante os olhos para os erros e acertos cometidos, então é tentar melhorar todo dia. Como ainda estou cursando espero adquirir muito mais conhecimento”, pontua.

Ao final do curso ele espera aplicar tudo o que tem aprendido para alavancar os negócios. “Pretendendo ampliar o atendimento aos clientes já fidelizados em nossa carteira e conquistar mais clientes”, afirma Philipe. Seus planos incluem até mesmo a expansão física da oficina  e com isso atender uma demanda ainda maior: “Tenho planos futuros de conseguir ampliar a estrutura da minha loja e me realocar para um local de melhor acesso, conseguindo atender um público maior” planeja.

Compartilhe

Posts Relacionados

Oficina do Ensino 2024.2: Confira o resultado da 1ª etapa do processo seletivo de cursos livres

Confira o resultado da primeira etapa do processo seletivos para os cursos livres em Auxiliar de Mecânica a Diesel e...

Instituto JCA no Programa Globo Comunidade

No ano em que celebra 20 anos de existência, o Instituto JCA foi pauta do Globo Comunidade, da TV Globo,...

Inscrições abertas para cursos livres remotos - ensino à distância do Programa Oficina do Ensino

Estão abertas até 21 de junho, ou até atingirem o número máximo de inscritos, as inscrições para cursos livres remotos...