JCA Solidário: parceria para atuação nos territórios

JCA solidario2

 

Com a crise sanitária e social causada pela pandemia do coronavírus, a união e contribuição de todos é um importante aliado na superação desse cenário. O Grupo JCA, das Viações 1001, Cometa, Catarinense, e Expresso do Sul, através da unidade de logística Buslog, em parceria com o Instituto JCA, realizam transporte gratuito de doações de alimentos para instituições e comunidades que precisam de apoio e a distribuição de máscaras. Essa é uma das frentes do JCA Solidiário, programa criado pelo grupo empresarial como forma de colaborar com a luta e o enfrentamento desta pandemia, levando a mobilidade e a força logística das marcas para promover ainda mais conexões e ajudar socialmente.

Já foram transportadas cerca de 86 toneladas de alimentos e distribuídos mais de 30 mil máscaras, em parceria com entidades doadoras como Ação da Cidadania, Banco da Providência, Ecopontes e Rede Intersetorial do Caju e organizações sociais do Rio de Janeiro, São Paulo e região Sul. O Instituto JCA tem um papel articulador nesse processo, realizando o mapeamento detalhado de organizações e áreas com maior vulnerabilidade.  

“Acreditamos que as parcerias são fundamentais para lidar com esse momento. Estamos trabalhando para formar uma rede de conexão e apoiar as organizações que estão na ponta, atuando diretamente nos territórios, a receber alimentos e itens necessários e emergenciais para enfrentamento dessa crise”, afirma Maysa Gil, coordenadora executiva do Instituto JCA. 

A Ação Cidadania, organização fundada em 1993 por Herbet de Souza, o Betinho, é uma das organizações parceiras. Só no Rio de Janeiro, a instituição conta com  250 comitês que atuam em 15 municípios, atendendo a 15 mil famílias. Para Norton Tavares, analista de projetos da Ação Cidadania, em um momento de urgência como esse é necessária a participação de todos os setores da sociedade para garantir uma travessia menos traumática possível por esta crise. 

“O Instituto JCA tomou a iniciativa do contato com a Ação da Cidadania e ofereceu ajuda no transporte dos alimentos para comunidades em risco alimentar e nutricional. Ao oferecer o apoio logístico, o IJCA e o GJCA estão desonerando as comunidades destes custos, permitindo, assim, maior aquisição de alimentos, material de higiene e limpeza, fazendo com que mais famílias sejam beneficiadas. Garantir recursos mínimos, como comida e itens de higienização, permite que as famílias possam ficar em isolamento social, diminuindo todos os riscos de transmissão do vírus.”, explica Norton.

Compartilhe

Posts Relacionados

Seminário promove debates sobre os Fundos da Infância e da Adolescência

Evento realizado por organizações da sociedade civil de Niterói busca instigar ações de política pública O seminário “Estratégias para a...

Programa Oficina do Ensino: Inscrições abertas para cursos livres 2024.2

Estão abertas até 03 de junho, ou até atingirem o número máximo de inscritos, as inscrições para cursos livres gratuitos...

Conheça o “Se liga no Ensino Médio”

“Sinceramente, eu não conhecia nenhuma dessas escolas públicas de ensino médio até entrar no Reforço Escolar”, afirma Nelson Machado, hoje...