JCA Solidário: parceria para atuação nos territórios

 

Com a crise sanitária e social causada pela pandemia do coronavírus, a união e contribuição de todos é um importante aliado na superação desse cenário. O Grupo JCA, das Viações 1001, Cometa, Catarinense, e Expresso do Sul, através da unidade de logística Buslog, em parceria com o Instituto JCA, realizam transporte gratuito de doações de alimentos para instituições e comunidades que precisam de apoio e a distribuição de máscaras. Essa é uma das frentes do JCA Solidiário, programa criado pelo grupo empresarial como forma de colaborar com a luta e o enfrentamento desta pandemia, levando a mobilidade e a força logística das marcas para promover ainda mais conexões e ajudar socialmente.

Já foram transportadas cerca de 86 toneladas de alimentos e distribuídos mais de 30 mil máscaras, em parceria com entidades doadoras como Ação da Cidadania, Banco da Providência, Ecopontes e Rede Intersetorial do Caju e organizações sociais do Rio de Janeiro, São Paulo e região Sul. O Instituto JCA tem um papel articulador nesse processo, realizando o mapeamento detalhado de organizações e áreas com maior vulnerabilidade.  

“Acreditamos que as parcerias são fundamentais para lidar com esse momento. Estamos trabalhando para formar uma rede de conexão e apoiar as organizações que estão na ponta, atuando diretamente nos territórios, a receber alimentos e itens necessários e emergenciais para enfrentamento dessa crise”, afirma Maysa Gil, coordenadora executiva do Instituto JCA. 

A Ação Cidadania, organização fundada em 1993 por Herbet de Souza, o Betinho, é uma das organizações parceiras. Só no Rio de Janeiro, a instituição conta com  250 comitês que atuam em 15 municípios, atendendo a 15 mil famílias. Para Norton Tavares, analista de projetos da Ação Cidadania, em um momento de urgência como esse é necessária a participação de todos os setores da sociedade para garantir uma travessia menos traumática possível por esta crise. 

“O Instituto JCA tomou a iniciativa do contato com a Ação da Cidadania e ofereceu ajuda no transporte dos alimentos para comunidades em risco alimentar e nutricional. Ao oferecer o apoio logístico, o IJCA e o GJCA estão desonerando as comunidades destes custos, permitindo, assim, maior aquisição de alimentos, material de higiene e limpeza, fazendo com que mais famílias sejam beneficiadas. Garantir recursos mínimos, como comida e itens de higienização, permite que as famílias possam ficar em isolamento social, diminuindo todos os riscos de transmissão do vírus.”, explica Norton.

Compartilhe

Posts Relacionados

Inscrições abertas para o Programa Fortalecendo Trajetórias 2024

Estão abertas de 01 a 21 de abril as inscrições para a 1ª fase do Programa Fortalecendo Trajetórias. Ao todo,...

Fortalecendo Trajetórias: ampliando possibilidades de escolhas

Em 2024, o Fortalecendo Trajetórias tem o maior número de ingressantes  desde a sua criação. Sophia Sousa, 14 anos, é...

Rumo a Brasília

Ansiosa, feliz, grata. É com um misto de sentimentos e expectativas que Maria Eduarda Silva, 14 anos, se prepara para...